segunda-feira, 29 de outubro de 2012

MATANDO A COBRA E MOSTRANDO OS VÍDEOS



Giulio Sanmartini.
O apagão que afetou nove estados do Nordeste do país desde o final da noite de quinta-feira (25) e início da madrugada desta sexta (26), é o quinto desde 22 de setembro.
O governo vem à publico e só consegue dizer coisas  estapafúrdias, numa tentativa desesperada de explicar o inexplicável.
Fato é que essas interrupções de luz, tornaram-se uma triste rotina. O próprio ministro interino de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, foi obrigado a admitir que o sistema está perdendo confiabilidade.
A presidente Dilma Rousseff,  tem falado em apagões, mesmo antes de ocupar o cargo. Quando ainda ministra da Casa Civil e, como sói, descaradamente falta com a verdade.
Em 29/10/2009, no programa radiofônico “Bom Dia Ministro”, da estatal EBC (Empresa Brasileira de Comunicação), quando perguntada, se os investimentos do governo em energia davam a “completa certeza” de que não haveria novo apagão no país, ela com toda a segurança afirmou: “Pode, sim, significar essa certeza. Primeiro, porque nós estamos, sistematicamente, fazendo como se faz na bicicleta (…)A gente não pode parar de construir usinas hidrelétricas, usinas térmicas, usinas eólicas” (vide vídeo Ministra Dilma: “Não haverá apagão”).
Doze dias depois ela pagou pelo pecado da soberba, o país foi atingido por um dos maiores apagões de sua história. Foram desligados da tomada 18 Estados. Ficaram no escuro cerca de 70 milhões de brasileiros.
Voltando  a ser entrevistada a repórter perguntou sobre sua  declaração de que não haveria apagão?. Dilma irratada e com a falta de educação que a caracteriza, tentou fazer um infantil jogo de palavras:  “E não teve.  Você está confundindo duas coisas, minha filha. Uma coisa é blecaute. Trabalhamos com um sistema de transmissão de milhares de quilômetros de rede (…) E interrupções desse sistema ninguém promete que não vai ter”. Só não conseguiu explicar qual a diferença entre apagão e blecaute. ( vide vídeo Ministrada Casa Civil afirma que blecaute de quarta-feira).
Nesse ano, até agora o país teve um recorde do número de apagões, “somente” 63. Para um país que não teria mais interrupções energéticas, a coisa está de ótimo tamanho, não é mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário