quinta-feira, 16 de agosto de 2012

IMPORTANDO O PERIGO



Ralph J. Hofmann
Recentemente fomos informados triunfalmente de que a montadora chinesa Auto China, produtora do Chery estaria lançando o carro mais barato do Brasil.
Sabemos que na China os padrões controle de poluição são interpretados de maneira algo liberal. Ou seja, os fabricantes chineses tentam ver até onde chegam ao descumprir certas normas de países onde  vendem seus produtos.
Esta semana o governo australiano, através de sua autoridade de proteção ao consumidor exigiu que o distribuidor da Chaery recolhesse 23.000 carros da linha.
Tinham sido produzidos com gaxetas do motor e do sistema de exaustão que contém amianto, material abandonado há anos nestes componentes nos países desenvolvidos.
A Austrália tem uma proibição sem exceção de qualquer produto contendo amianto. Nos casos em que operários trabalham em materiais com amianto os regulamentos sobre roupa protetora são bastante rigorosos e as instruções de manuseio exigem cursos especiais de uma natureza e nível impossível para mecânicos ou consumidores que desejem fazer a manutenção de seus carros
Lembro que o amianto causa problemas pulmonares semelhantes à silicose que afeta mineiros que não usam roupas e respiradores especiais de proteção.
O Brasil é um dos últimos países a utilizar tanques de água de amianto assim como telhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário