quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Cozinha: espaço ideal para as refeições do cotidiano


Iluminação, ventilação e circulação são pontos importantes na hora de projetar o ambiente

Hoje, a cozinha é o local onde é possível realizar as refeições do dia a dia, assim como a sala de estar é um local de encontro e de convívio da família. Mas a também é um ambiente de trabalho, portanto, a funcionalidade deve ser sempre priorizada. “E não adianta ter uma cozinha bonita se ela não se ajustar à rotina dos moradores. Muitos fatores precisam ser considerados no projeto da cozinha: os alimentos que lá serão preparados, a quantidade de pessoas que farão uso dela e a freqüência com que será limpa...”, afirma a arquiteta Ana Paula Naffah Perez, diretora de projetos da C+A Arquitetura e Interiores.
cozinha pense imóveis
Sendo assim, para a preparação das refeições, a iluminação é um fator muito importante. Sempre que possível, deve-se aproveitar a luz natural, que não distorce a cor dos alimentos. Para isso, abusar das janelas é a dica. No espaço determinado para o preparo dos alimentos, geralmente, são acrescentadas lâmpadas fluorescentes compactas amarelas ou lâmpadas incandescentes para corrigir a cor.
cozinha pense imóveis
Pontos de luz devem ser colocados nos locais mais importantes da cozinha, como a área do fogão e a mesa. “Os principais desafios do projeto de interiores de uma cozinha são obter o máximo de conforto e ter um espaço aconchegante com uma boa distribuição de espaço”, diz Ana Paula.
cozinha pense imóveis
Para a organização, o uso de armários para guardar os objetos é uma excelente solução para manter a cozinha arrumada.
cozinha pense imóveis
Em espaços maiores, é possível optar pela utilização de uma bancada extensa, onde se possa fazer, pelo menos, uma refeição por dia. A bancada deve servir de apoio a todas as atividades realizadas na cozinha, então deve ser feita de um material resistente. “O granito, além de duradouro, é fácil de limpar e quando conjugado com móveis de madeira: o efeito é muito bonito. Os laminados em madeira também podem ser boas opções para a confecção das bancadas, bem como os materiais resinados, como o silestone e o corian”, explica a arquiteta.
Nas cozinhas onde há falta de espaço, deverão criar-se condições de arrumação, sem retirar a amplitude do local. Uma opção é prolongar a bancada, fazendo dela um elemento multifuncional.
cozinha pense imóveis
Os cantos da cozinha são locais perfeitos para transformarem-se em zonas de refeição. A área de refeições pode ser projetada também utilizando uma mesa ao lado da parede, ao lado de uma porta de vidro ou ainda no centro da cozinha.
cozinha pense imóveis
Dentre os quesitos mais importantes na hora de projetar uma cozinha estão também a ventilação e a circulação. Deve-se evitar que a cozinha se torne um corredor de passagem. "No espaço para preparar alimentos só devem estar as pessoas que estiverem cozinhando”, defende a arquiteta Ana Carolina M. Tabach, diretora de projetos da C+A Arquitetura e Interiores.
cozinha pense imóveis
Para os móveis, se a opção for o emprego da madeira, pode-se utilizar pinho, carvalho, faia ou teca. A madeira desperta muito o interesse das pessoas, mas sua manutenção é complicada, pois os armários têm tendência a acumular gordura. “Outra possibilidade para estes ambientes é intercalar alguns móveis, brancos ou de madeira, com gavetas e portas em inox. Além de um efeito bonito, o espaço fica mais claro e mais fácil de ser limpo”, explica Ana Carolina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário