Enviado por Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa -
19.6.2012
| 12h00m
Bartolomeo Sarachi era cristaleiro em Milão. Seus cinco filhos trabalharam com o pai; o mais velho, Giovanni-Ambrogio, nascido em 1540, teve quatro filhos. Desses netos de Sarachi, dois foram cristaleiros como o avô e o pai e dois ourives e foi essa geração que transformou o ateliê Sarachi na potência que foi.
Trabalhando em conjunto, como cristaleiros e ourives, a montagem das peças podia ser feita inteiramente em família, não dependiam de ninguém. Com isso, e com a reconhecida competência, talento e criatividade da família, o ateliê dos Sarachi muito rapidamente galgou fama e se beneficiou de uma clientela que podia pagar e que sabia reconhecer o que era bom e valioso.
Trabalharam para os duques da Baviera, os duques de Savoia, os grão-duques da Toscana e os duques de Mântova. Criaram peças em cristal de rocha e vasos em pedras coloridas, quase sempre montados em ouro esmaltado, decorados com pérolas e pedras preciosas, como a taça que está no Louvre e que hoje mostramos.
É uma taça em jaspe talhado em seis gomos, sendo que os dois maiores comportam os bicos formados por duas pequenas máscaras em relevo, de olhos puxados, nariz achatado e longos bigodes, que infelizmente não se vê na imagem. A parte mais larga destina-se à fixação das alças e a tampa, que também é em gomos, tem como pegador uma semente contornada por pequenas pérolas.
Esse tipo de montagem é facilmente reconhecido como do ateliê Sarachi: o botão de pressão, a orla da tampa, o círculo que orna o pé e a borda da base, são em ouro trabalhado e decorado com esmalte branco. Nas bordas, além do belo rendado em ouro esmaltado, eles colocaram belíssimas pérolas barrocas e rubis.
As alças adotam formas femininas e aladas: os rostos e os corpos são em ouro aparente, os corpos têm um cinturão em ouro esmaltado e as asas são em esmalte multicor.
A taça com tampa, em jaspe e ouro esmaltado, tem dez rubis e nove perolas.
A taça com tampa, em jaspe e ouro esmaltado, tem dez rubis e nove perolas.
Acervo Museu do Louvre
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