quarta-feira, 20 de junho de 2012

O recado passado pelo BC dos EUA, que estendeu estímulos


Enviado por Valéria Maniero - 
20.6.2012
 | 
16h00m
ANÁLISE


Roberto Padovani, economista-chefe da Votorantim Corretora, acha que o BC dos EUA tomou uma decisão importante ao estender até o fim do ano a operação de estímulo monetário, que tem o objetivo de reduzir as taxas de juros de longo prazo e recuperar o crescimento econômico. 
Ele diz que o recado passado pelo Fed é de que está atento à evolução da economia mundial e que tem instrumentos para agir, se necessário.
- O BC dos EUA fez uma coisa importante: deu um recado, mostrou que está atento. Não muda o ambiente econômico, porque os juros de longo prazo já estão baixos. Nem resolve o problema, porque para isso, a Europa precisa melhorar. Mas mantém as expectativas sob controle e indica que está disposto a agir - diz o economista, explicando ainda que a decisão frustou alguns analistas, que esperavam, por exemplo, outro programa de relaxamento monetário. 
Pela Operação Twist, o BC americano vende títulos de curto prazo e, com o dinheiro, compra papéis de longo prazo. Desta vez, o Fed comprometeu-se a comprar US$ 267 bilhões em títulos do tesouro americano até o fim de 2012.
O Fed também manteve a taxa básica de juros entre zero e 0,25% ao ano, reafirmando que ficará em níveis baixos até o fim de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário