sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Inflação oficial sobe em agosto e derruba o discurso embusteiro de Dilma sobre a economia nacional


inflacao_28Pela culatra – Como sempre afirma o ucho.info, a política é o exercício contínuo da mentira e da incoerência, como se a falta desses dois ingredientes impedisse a existência da classe que alega defender os interesses da população. Em questões de mitomania, a presidente Dilma Vana Rousseff, que foi muito bem treinada pelo antecessor, é uma especialista no assunto.
Há dias, em um debate entre presidenciáveis, Dilma, que busca a reeleição, disse que a inflação está próxima de zero e que a crise que chacoalha o Brasil de norte a sul é reflexo do cenário internacional. Ou seja, os petistas passam quase doze anos fazendo lambança, mas a culpa é dos gringos. Fora isso, Dilma não exibe qualquer rubor facial quando fala na “nova classe média” e nas conquistas dos trabalhadores.
Considerando que qualquer discurso vociferado a partir do Palácio do Planalto é desprovido de garantia e tem prazo de validade curtíssimo, não causa surpresa o fato de Dilma desmentir a si mesma. Durante ato de campanha na Bahia, Dilma disse que, se reeleita, mudará toda a equipe de governo. Conversa fiada que só entrou em cena porque a petista está cada vez ameaçada pela derrota nas urnas. Não fosse isso, Dilma continuaria atrelada ao bando de incompetentes que a acompanha desde sua chegada ao principal gabinete palaciano.
Dilma não falou em nomes, assim como não sinalizou quem será substituído, caso vença a corrida presidencial, mas é de imaginar que pelo enorme desempenho do governo nos últimos anos a degola será geral, se Marina Silva deixar. Até porque, a presidenciável do PSB tornou-se uma crescente ameaça à candidata petista, que por onde passa esconde sua truculência comportamental e distribui falsa simpatia.
Considerando que a maior pedra no caminho da campanha de Dilma Rousseff é a crise econômica, o primeiro na fila do abate é o ainda ministro da Fazenda, Guido Mantega, conhecido por errar todas as previsões sobre o crescimento do PIB. Homem de confiança de Lula e uma espécie de olheiro do lobista de empreiteira, Mantega é um incompetente conhecido que vergonhosamente se submeteu às ordens de Dilma, que em questões de economia é dona da última palavra. Sendo assim, quem deveria ser ejetada da equipe de eventual novo governo petista é a própria candidata.
Para piorar a situação da presidente-candidata, a inflação oficial, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), registrou alta de 0,25% em agosto, de acordo com o IBGE, depois de alcançar 0,01% em julho, menor taxa desde 2010. A alta do IPCA em agosto se deve ao aumento das tarifas de energia elétrica, que Dilma prometeu, ainda em 2013, que seriam reduzidas. Dificultando ainda mais a situação de Dilma, a mitômana, a inflação oficial acumulada em doze meses alcançou a marca de 6,51%, acima do teto (6,5%) do plano de metas fixado pelo governo.
O cenário econômico certamente ficará mais difícil e complexo a partir do próximo ano, uma vez que a inflação vem sendo controlada com o represamento de tarifas e preços, como da gasolina, que vem quebrando a Petrobras, e da energia elétrica e do transporte público. Em algum momento esses preços terão de ser reajustados, pois do contrário o estrago será devastador. Sob o manto de um messianismo boquirroto, o PT subiu a rampa do Palácio do Planalto empurrado pela promessa de revolucionar o País e redescobrir o Brasil. O máximo que o partido conseguiu fazer foi ser responsável pelo período mais corrupto da história nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário