domingo, 25 de novembro de 2012

Um passeio pelo Centro Histórico do Rio de Janeiro




Para você que deseja conhecer a Cidade do Rio de Janeiro mas de uma forma diferente e um pouco menos tumultuada como os demais e badalados roteiros turísticos, uma boa dica é aproveitar o que o Centro do Rio de Janeiro tem de bom: seu Centro Histórico, rico em cultura.

Todo passeio pelo Rio que se preze, não pode deixar de passar por ele. E nada melhor do que colocar sebo nas canelas e percorrer pelos pontos mais diversos do Centro Histórico possível. Essa é uma forma de conhecer os pormenores que esta cidade esconde e que só os verdadeiros desbravadores poderão conhecer de fato.

Seja de qual parte da cidade você venha, nossa dica é seguir o seguinte roteiro:

Chegue pela Praça Floriano, popularmente conhecida como Cinelândia, no Centro da Cidade e é cercada pela famosa Avenida Central, vulgo, Avenida Rio Branco e que tem em seu entorno, prédios históricos e grande valia cultural, como o Cine Odeon, a Biblioteca Nacional, a Câmara Municipal, conhecido como Palácio Pedro Ernesto, o antigo Supremo Tribunal Federal e em uma versão brasileira da Times Square, o famoso e requintado Teatro Municipal, sem falar nos inúmeros bares, teatros, boates e restaurantes que com o tempo vieram se instalar na região.

cine odeon
Cine Odeon

Câmara Municipal

teatro municipal rj 1
Teatro Municipal
Depois caminhei pela Avenida Rio Branco em direção ao Largo da Carioca, onde é possível conhecer oConvento de Santo Antônio que é um dos lugares mais fantásticos que já conhecemos. De lá, siga para a Igreja da Candelária, onde bem em frente pode-se encontrar o Centro Cultural Banco do Brasil e também a Casa França Brasil, onde vira e mexe podemos presentear nossos olhos com lindas exposições.

DSCN1197
Igreja da Candelária
Casa França-Brasil
Continuando nossa caminhada, é possível conhecer as vielas do Centro Histórico do Rio de Janeiro e se maravilhar com cenários antigos de um Rio ainda Império, passando pela Rua do Ouvidor e muitas outras Vielas que nos revelam verdadeiros segredos que muita das vezes passa por despercebido por muitos cariocas. Tem também o Arco do Telles e caminhando um pouco mais chegarão a famosa Praça XV, onde temos o Paço Imperial, o Palácio Tiradentes, que abriga a Casa Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) e também a Central das Barcas, que nos leva a um passeio magnífico pela Baía de Guanabara.

Escola de Cinema Darcy Ribeiro – ao fundo

DSCN1171
Centro Cultural dos Correios

Arte de Rua – Centro do Rio

DSCN1159

Em muitos lugares do Centro do Rio de Janeiro é possíve ver a presença marcante de um período da história do Brasil onde a Capital Brasileira era o Rio de Janeiro e onde os traços de uma colonização portuguesa é gritante.


E depois de toda essa caminhada, uma paradinha para almoçar no Travessa do Comércio é obrigatório! Lá é possível encontrar uma variadade de restaurantes, com comidas típicas da culinária árabe, da cozinha brasileira e recentemente, encontramos um restaurante com comida asiática nas vielas.





Saindo dali passarão pelo famoso Arco do Telles, que é um grande portal para a Praça XV de Novembro, que é rodeado pelo Paço ImperialTerminal das Barcas Palácio TIradentes.

DSCN1120
Arco do Telles

Praça XV

DSCN1106
Paço Imperial e ao lado o Palácio Tiradentes (ALERJ)

Central das Barcas
E por fim, da Central das Barcas, que consideramos um grande portal para um outro mundo, navegando pelas águas da Baía de Guanabara, deixando para trás um Rio de Janeiro….

Baía de Guanabara
A próxima maravilha do mundo a ser avistado é um quintal do grande mestre Oscar Niemeyer…

Niterói
Mas para você não perder tempo e poder correr logo para curtir toda essa beleza, encontre as melhores indicações de hospedagem no site da HostelBookers. Só lá é possível fazer sua reserva sem pagar nada antes.

E quem disse que para curtir a Cidade Maravilhosa precisa ter tanto trabalho assim? Aproveite as melhores indicações de hospedagem da HostelBookers e aproveite o que o Rio de Janeiro tem de melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário