sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

BOM ASSUNTO TRISTE LEMBRANÇA


Hélio Garcia
Meu avô paterno, como dizia ele mesmo, veio do outro lado do mundo e eu adorava ouvir-lhe as palavras com sotaque gallego, em várias situações, principalmente torcendo pelo seu querido Fluminense. Já o meu avô materno era brasileiro, e também como diz, não era letrado em “esses””e “erres””, mas era rico e ninguém reparava nisso.freira-alegre Tinha até  Patente Militar, conferida pelo Presidente  Washington Luis. Tive boa educação Escolar, Colégio de Freiras (no pré e primário) e Colégio, coordenado pelo Instituto Euvaldo Lodi (no Ginasial e Colegial), em cidade do interior de Minas Gerais, professores de primeira. Matérias há muito extintas faziam parte da grade. Como me foram úteis na vida. Há tempos escrevi uns versos sobre Educação, por ver tanta porcaria por ai, principalmente nas TV, Jornais e Internet, por Jornalistas, ou… ou… ou… O estopim foi ouvir de uma Jornalista a pergunta a um Bombeiro onde havia sido o epicentro do incêndio… epicentro de incêndio foi ótimo. Herança de pai prá filho é Educação, dizia meu pai, e isso pude dar aos meus dois filhos. Um deles no ramo das Letras. Orgulho do pai. Certificado em língua estrangeira por grande Universidade do outro lado do mundo. O outro, literato na língua de máquinas que movem o mundo hoje. Outro orgulho. Sempre gostei muito de ler, desde um baú que minha mãe tinha, com sua pequena biblioteca trazida do “Sacre Coeur du Marie”, terminados os estudos no Rio de Janeiro, tempos de internato, década de 50.
Minha pequena estante no escritório, em casa, tinha alguma coisa, principalmente de meus dois ídolos nordestinos João Ubaldo e João Cabral.  Nunca esqueci dos conselhos das ditosas Freiras e de Da. Zoé Antunes, quando reclamávamos das aulas sobre radicais, sufixos e prefixos, gregos e latinos, em grande parte formadores de nossas palavras: aprendam direito, pois com eles conhecerão qualquer palavra, mesmo que nunca a tenham ouvido. Dito e feito. Por eles podemos chegar ao significado de muitas. Por causa de um problema na edição de um pequeno artigo, fui repreendido em cima de uma palavra cujo significado  (com esses, erres, sufixos, prefixos e os cambau ), pobre de quem o fez, não sabe onde deu. Mesmo antes da Escola formal, aprendi o que significava Hidro, Homo e Fobia.  Aos cinco de idade, vi meu pai atirar três vezes em meu cachorro de raça européia, por estar com “raiva”. Naquele dia aprendi o que era, vi que meu cão tinha Hidrofobia e ao fim Homofobia. Esses dois, nunca mais esqueci… desde os cinco anos de idade.
O BLOG CONTINUA SENDO CULTURA. Vejam que interessante a lição sobre radicais, sufixos e prefixos contida na lista de radicais, sufixos e prefixos gregos e latinos

Nenhum comentário:

Postar um comentário