Batizado Mariinski em honra da czarina Maria Alexandrovna, mulher do czar Alexandre II, a história desse histórico teatro de Ópera e Balé, cuja sede é em São Petersburgo, começou com a temporada inaugurada em 2 de outubro de 1860.
Não foi preciso muito tempo para que o Mariinski se tornasse um dos mais respeitados teatros do mundo. Ali estrearam óperas de Musorgski, de Rimski-Korsakov, de Tchaikovski. Balés com coreografia de Marius Petipa.
Foi nas coxias do Mariinski que nasceu a feliz parceria entre Petipa e Tchaikovski com a criação de A Bela Adormecida, verdadeiro poema musical e coreográfico. Tchaikovski pregava que o balé é também uma sinfonia e ele e Petipa comprovaram isso em O Quebranozes e O Lago dos Cisnes.
Ao longo do tempo o teatro sofreu muitas intervenções todas visando o aperfeiçoamento da acústica e a instalação de inovações para o melhor funcionamento do palco e do auditório. Aumento de suas instalações deram ao Mariinski salas e salas de ensaio e muito conforto para seus artistas ensaiarem.
Em 1917 um decreto governamental entregou o Mariinski ao Estado.
Em 1935 recebeu outro nome, Teatro Kirov, em homenagem a um líder do Partido Comunista, prefeito da então Leningrado, que fora assassinado, Serguei Kirov (1886–1934).
Durante a II Guerra Mundial o corpo do teatro foi transferido para Perm e continuou a apresentar música da melhor qualidade.
Ao voltar para Leningrado – logo após o fim da guerra, foi reinaugurado com a apresentação da ópera Ivan Susanin, de Glika. E foram retomadas as temporadas de concertos(abaixo), óperas e balés.
Entre 1968 e 1970 novas obras desta vez para ampliar uma das alas do teatro e essa é a forma que tem até hoje.
O que é importante frisar é que não importou o tipo de governo em Moscou: para os amantes das Artes oferecidas pelo Mariinski, fosse como teatro imperial ou soviético, ele foi o abrigo de grandes empresários, maestros, músicos e artistas, que em seu palco encenaram obras-primas da Música e da Dança.
Em 1992 voltou ao seu nome original, Teatro Mariinski, mas por motivos das leis internacionais que regem os direitos de autor, suas companhias artísticas conservam a marca Kirov.
Praça do Teatro, São Petersburgo, Rússia
Nenhum comentário:
Postar um comentário