sábado, 10 de novembro de 2012

De olho no mundo



Gelio Fregapani
China – Notícia do India Vision News de 30 de Agosto: “A China Lança Moeda Mundial Apoiada por Ouro”.  Se isso se concretizar, será a morte do dólar como moeda internacional privilegiada e talvez do Euro. Afinal moedas só valem se aceitas. Neste caso os EUA serão tentados a fazer a guerra contra a China antes que seja tarde demais
A China era a civilização mais adiantada do mundo quando foi pilhada pelos britânicos no século XIX, superiores em uma única coisa: armamento. Depois dos britânicos, outras potências militares ocidentais foram tirar sua fatia da China — já então um mercado cobiçado de centenas de milhões de pessoas. E quando parecia que nada mais poderia castigar a China apareceram seus vizinhos japoneses. Todos seus inimigos eram superiores apenas em armas – E agora? Terá a China aprendido a lição? A História nunca se repete exatamente da mesma forma, mas por vezes bastante semelhante.
Islândia – O povo da Islândia negou-se a pagar a dívida que tinham adquirido com a Grã Bretanha e a Holanda, isso gerou muito medo no seio da União Européia. Prova desse temor foi o absoluto silêncio na mídia sobre o que aconteceu.
União Européia – Recrudescem os movimentos separatistas no ocidente europeu; na Catalunha e no País Basco, na Escócia, na Bélgica (que pode se dividir) e, em menor escala, no norte da Itália. Mesmo com razões históricas, nesses casos, o separatismo foi impulsionado pelas regiões mais ricas que querem reduzir o repasse de dinheiro às regiões mais pobres.
Israel – Lideranças políticas de Israel declaram acreditar que o Irã desistiu de fazer bombas nucleares, ao menos temporariamente. Talvez não haja necessidade de atacar primeiro. Talvez trate-se de desinformação.
Japão – O governo informou que bilhões de dólares, destinados às áreas destruídas pelo terremoto seguido por tsunami em março de 2011, foram desperdiçados. Não há um cálculo preciso de quanto foi desviado.
Russia – O governo russo estaria disposto a reabrir seu mercado para as carnes brasileiras em troca da exportação ou da produção conjunta de armamentos. Para voltar a participar do Programa de aquisição de aeronaves para a FAB, os russos aceitariam compartil har a tecnologia dos aviões Sukhoi 35, venderiam a Brasília seus mísseis anti-aéreos Tor, e renovariam o convite para que o Brasil participe do acordo do PAK-FA T-50, como sócio pleno do caça-bombardeio de quinta geração que estão desenvolvendo junto com a Índia, para entrar em operação por volta de 2018.
Esse assunto poderá ser abordado na visita que a Presidente Dilma fará a Moscou, em dezembro.
Suiça
A maior lavanderia de dinheiro do mundo baqueia. A UBS – União de Bancos Suíços, gigantesca instituição bancária suíça havia sido obrigada a fornecer os nomes de 250 clientes americanos, por ela ajudados, para defraudar o fisco. Agora os EUA golpearam forte, exigindo que a UBS forneça o nome dos seus 52.000 clientes titulares de contas ilegais! A Suíça está temerosa.
Noruega – Anuncia a doação de milhões para a preservação da floresta amazônica ( para as ONGs, naturalmente) considerando a crise na Europa, o que será que estão querendo?
Argentina – Teve que engolir a humilhação da apreensão de seu navio-escola da Marinha de Guerra, e por um pequeno país africano. É o resultado do descaso com suas Forças Armadas
Cuba - O governador Tarso Genro é o único ser humano deste planeta que acredita na economia cubana. Quer porque quer que os empresários do RS invistam na Ilha do Dr. Castro. A que ponto vai a ideologia junto com a burrice!

Nenhum comentário:

Postar um comentário