27/08/2012
Duda Sanmartini
Jardim, palavra de origem hebraica, gan – proteger, defender; éden – encanto, paraíso, delícia, satisfação. Desta forma o paisagista nada mais é que um protetor das delícias do edem.Concordam? Estou pelo meio do meu curso de paisagismo e resolvi que prefiro a derivação, Jardineira, ao titulo paisagista, que me perdoem os que pensam de forma diferente.
Preparar um jardim é muito mais que dispor plantas, é estudar os hábitos de quem vai freqüentá-lo, e cuidar e nutrir cada muda para que cresçam saudáveis.
Tudo na natureza é mutável, você já não é o mesmo de 10 minutos atrás, assim também acontece com as plantas, vão crescer dar flores e frutos e quando já não forem mais capazes de passar pelos ciclos das estações, vão começar a murchar e morrerão.
Pensando bem, ando tão meditativa, deveria ser assim também com o ser humano, ciclos de mudanças e aprendizado permanente. Produtividade não quer dizer juventude, nem quero matar todos os velhinhos, antes que me entendam de forma errada. Jatobás são nobres e vivem muito mais que se pode imaginar, produzem frutos, que quando maduros ficam cobertos por uma espécie de farinha de cheiro forte e paladar agradável e é utilizada na fabricação de bolos, pães e geléias. A resina é utilizada em medicina popular. Fora a sombra que oferece, ela faz diferença, já que é típica dos cerrados e caatinga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário