sexta-feira, 27 de julho de 2012

OBRA-PRIMA DO DIA - OBJETOS DE ARTE Porcelana Oriental - Prato de Servir (1700/1725)



Esse prato de servir, da Era Edo, é um dos belos exemplos da porcelana feita no Japão no início do século 18 e exportada para a Europa. Como decoração mostra uma senhora e duas ajudantes em um jardim. Os frutos são romãs, com suas flores e folhas.
Na base há uma marca do inventário de Dresden, o que indica que foi peça da coleção do Eleitor Frederico Augusto I da Saxônia, "Augusto, o Forte", que faleceu em 1733.


As áreas em azul escuro foram conseguidas com pintura em óxido de cobalto sob vitrificação incolor e queimada em alta temperatura em uma atmosfera redutora – na qual o forno é privado de oxigênio para que o combustível da queima sugue o oxigênio do material cerâmico, o que reduz sua força e altera a cor.
O ouro, vermelho, e outras cores usadas são aplicadas e fundidas logo a seguir, em temperaturas mais baixas; finalmente, a última esmaltagem transparente.
O esquema de cores conhecido como Imari logo entusiasmou os fabricantes de porcelana europeus, e foi muito copiado no século 18.
O nome Imari, como já dissemos aqui na segunda-feira, vem do porto japonês por onde eram exportadas as porcelanas feitas nos fornos de Arita, cidade próxima de Imari. As porcelanas eram enviadas para Nagasaki e depois eram embarcadas por mercadores chineses e holandeses.
Esses últimos, baseados na ilha de Deshima, eram os únicos europeus, naquela época, com permissão para comerciar no Japão.
Dimensão da peça: 46.7 cm de diâmetro

Acervo Victoria and Albert Museum, Londres

Nenhum comentário:

Postar um comentário