domingo, 24 de junho de 2012

RECOMENDAÇÃO DE LIVRO - Água para Elefantes

Postado no Blog Leitura com Cappuccino

Diário Literário  

Recebi esse livro da editora Arqueiro, parceira desse blog. Por causa dos meus estudos, quase estava sem tempo para lê-lo, por isso demorei tanto para resenhá-lo, mesmo assim, sempre que tinha um tempo livre o lia e me apaixonei com a historia.

ÁGUA PARA ELEFANTES - SARA GRUEN



Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.
Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.
Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais.
É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.
"Água para Elefantes" é tão envolvente que seus personagens continuam vivos muito depois de termos virado a última página. Sara Gruen nos transporta a um mundo misterioso e encantador, construído com tamanha riqueza de detalhes que é quase possível respirar sua atmosfera.

O Livro é dividido em dois tempos diferentes do personagem principal. A vida dele num asilo aos 90 ou 93 anos, e sua juventude aos 23 anos, quando trabalhou no circo. Ambos os períodos são muito interessantes de ler.

Jacob Jankowski após a morte de seus pais num trágico acidente, descobre que perdeu tudo, até a casa que que seus pais hipotecaram e não lhe contaram. Sem onde morar e sem fazer a prova na faculdade que poderia formá-lo, Jacob foge e na ânsia de ir para longe, se joga dentro de um trem em movimento, mudando sua vida completamente ao perceber que o trem pertence ao Circo Irmãos Benzini - O Maior Espetáculo da Terra.

Aceito no circo como tratador dos animais, Jacob relata que há mais sob a lona circense, do que a alegria que um espetáculo pode mostrar. Nos bastidores, duras historias e vidas se combinam para levar a magia ao picadeiro, uma hierarquia clara separando os trabalhadores dos artistas onde a distribuição de privilégios não é democrática. E Jacob ainda tem que administrar suas duas grandes paixões: A Elefanta desobediente Rose, e Marlena, a esposa do tirano ( e Bipolar) dono do circo, Tio Al.

Esse Romance de época é muito envolvente e cativante. A linguagem é bem simples e as vezes até bruta e a leitura flui bastante. O Romance de Jacob e Marlena é descrito na dosagem certa, sem parecer forçado ou "meloso". Cada pagina nos encanta mais com a atmosfera descrita, para logo sermos puxados a realidade quando Jacob, já idoso, volta de suas lembranças nostálgicas, e lutando contra o rotulo de velho inútil e vencer as limitações de sua idade avançada.

É um livro lindo com uma leitura altamente recomendada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário