terça-feira, 22 de outubro de 2013

Papel de parede ou pintura?


noticias  : Melhore o visual da casaÉ comum a pessoa que deseja alugar um apartamento, casa, loja ou sala exigir que o locador, geralmente representado por uma imobiliária, que este esteja com pintura nova. Ocorre que, diante da evolução das opções de decoração, cada vez mais personalizadas, inclusive com papéis de parede que valorizam os ambientes, há situações que o inquilino obtém maior satisfação ao receber o imóvel com a pintura usada, de maneira a ter liberdade de decorá-lo conforme o seu perfil.
Tendo em vista que é comum uma locação perdurar entre 3 a 6 anos, torna-se interessante os ocupantes terem maior satisfação ao morarem ou trabalharem num local que atenda seu gosto, que tenham as paredes conforme a “sua cara”, mais alegres e personalizadas, que não sejam sem graça ou cansativas como uma pintura trivial.
O pretendente à locação experiente prefere alugar o imóvel com a pintura usada, pois assim tem maior liberdade para pintar e colocar papéis de parede que têm dado um toque especial nas decorações modernas. Dessa maneira, ao sair do imóvel, poderá evitar despesas com a nova pintura que é obrigatória, quando devolve o imóvel ao locador.

Contrato
O artigo 23 da Lei do Inquilinato determina que o inquilino deve cuidar do imóvel com o mesmo cuidado que o dono e devolvê-lo no mesmo estado que o recebeu. É comum o contrato de locação determinar que o inquilino, ao desocupar o imóvel, o pinte integralmente. Portanto, deve o inquilino continuar pagando o aluguel e encargos até o dia que entregar o imóvel de maneira que o locador possa realugá-lo de imediato. Nada mais justo, pois o novo inquilino só aceitará pagar o aluguel após receber o imóvel apto a ocupação imediata, como fez o inquilino que está desocupando.

Mas para evitar essa despesa no ato da desocupação, o inquilino pode preferir receber o imóvel com pintura velha, e assim decorar conforme seu gosto. No ato da desocupação não terá que pintar, podendo até o locador gostar dos papéis de parede, os quais são mais fáceis de conservar que uma simples pintura.
Papel de parede valoriza o ambiente 
O papel de parede tornou-se mais acessível a todas as classes sociais, são mais práticos, bonitos e resistentes que a pintura. Para Celina Alcântara, designer de interiores e proprietária da Villa Cloê, especializada em papéis de parede, “há uma enorme vantagem em relação à pintura que demora dias para ser executada, suja os pisos e causa transtorno com lixa, poeira e odor. Já o papel de parede oferece muitas opções, pode ser instalado em duas horas, de maneira limpa e sem cheiro sendo mais durável e fácil de conservar.” Já Silvia Alencar, sua sócia, destaca a sofisticação dos papéis de hoje “o mercado oferece desde papeis de parede com efeito 3D até aqueles que remetem a natureza como a pedra”.

Nos novos apartamentos vemos que o papel de parede instalado em uma ou duas paredes em alguns cômodos passou a ser sinônimo de bom gosto, a um custo baixo.
Há dicas importantes para escolher o papel de parede adequado ao ambiente, com cores e modelos que nenhuma tinta consegue oferecer. Através do e-mailcontato@villacloe.com.br os leitores podem obter mais informações, pois conhecer as vantagens e desvantagens de cada produto é importante para que a pessoa tenha prazer no local onde permanece a maior parte do seu dia.
Kênio de Souza Pereira
Presidente da Comissão de Direito Imobiliário da OAB-MG
Representante em MG da Associação Brasileira de Advogados do Mercado Imobiliário
Diretor da Caixa Imobiliária Netimóvei

Nenhum comentário:

Postar um comentário