quinta-feira, 20 de junho de 2013

CURIOSIDADES DA LÍNGUA PORTUGUESA – 5


Magu
Mais dez anotações sobre a linguagem correta:frase-ultima-flor-do-lacio-inculta-e-bela-ouro-nativo-que-na-ganga-impura-a-bruta-mina-entre-olavo-bilac-136971
41 – O correto é dizer deputado por São Paulo, senador por Pernambuco, e não deputado de São Paulo e senadorde Pernambuco.

42 – Descriminar é absolver de crime, inocentar. Discriminar é distinguir, separar. Então dizemos: Alguns políticos querem descriminar o aborto. Não devemos discriminar os pobres.

43 – Dia a dia (sem hífen) é uma expressão adverbial que quer dizer todos os dias, dia após dia. Por exemplo: Dia a dia minha saudade vai crescendo. Enquanto que dia-a-dia é um substantivo que significa cotidiano, admitindo o artigo: O dia-a-dia dessa gente rica deve ser um tédio.
44 – A pronúncia certa é disenteria, e não desinteria.

45 – A palavra  (pena) é masculina. Portanto, sentimos muito dó daquela moça.

46 – Nas expressões é muitoé po
uco, é suficiente, o verbo ser fica sempre no singular, sobretudo quando denota quantidade, distância, peso. Ex: Dez quilos é muito. Dez reais é pouco. Dois gramas é suficiente.

47 – Há duas formas certas de dizer: é proibido entrada, e é proibida a entrada. Presença do artigo a na segunda locução.

48 – Já se disse muitas vezes, mas vale repetir: televisão em cores, e não a cores.

49 – Cuidado: emergir é vir à tona, vir à superfície. Por exemplo: O monstro emergiu do lago. Mas imergir é o contrário: é mergulhar, afundar. Veja o exemplo: O submarino imergiu em alto-mar.

50 – A confusão é grande, mas admite-se as três grafias: enfarte, enfarto e infarto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário