Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa -
12.12.2012
| 12h00m
Há muitas versões para essa jovem com uma balança de moedas de ouro nas mãos, diante de um quadro que retrata o Juízo Final, algumas até teológicas. Mas a mais aceita atualmente é que Mulher Com Balança é uma alegoria.
Estudiosos de Vermeer mais antigos acreditavam que as bandejas da balança continham ouro ou pérolas. Por esse motivo, até recentemente, esse quadro era conhecido como Mulher Pesando Pérolas ou A Avaliadora de Ouro.
Um dos maiores especialistas em Vermeer observa que as bandejas estão vazias, portanto ela na verdade estaria somente equilibrando os pratos e não pesando.
Ainda de acordo com esse estudioso, esse fato está ligado ao espírito de grande serenidade que permeia o quadro: a mensagem principal é que devemos viver nossa vida com equilíbrio e sobriedade.
Outros creem que ela aguarda que os dois pratos da balança se equilibrem para poder pesar suas moedas, já que num canto da mesa perto da pilha de pesos, há moedas de ouro.
Mas tanto quem acha que ela não vai pesar nada como quem acha que ao contrário ela está prestes a pesar suas moedas, conclui que a mensagem central é que devemos conduzir nossa vida com equilíbrio e serenidade.
Pesar moedas era hábito nos Países Baixos, pois seu valor não era o valor de face, mas sim o valor da quantidade de metal. As caixas onde guardavam as balanças deviam ter o nome do fabricante da caixa, da balança e dos pesos, o que era controlado pelo governo.
Há três tipos de caixas abertas na mesa em frente à jovem. A maior, uma caixa de joias, é muito parecida com outras vistas em diferentes quadros do pintor. O forro em veludo vermelho da tampa aberta lembra o da Mulher Com Jarra d’Água.
O cordão de ouro pendurado na tampa da caixa é o único que Vermeer pintou. Os colares de pérolas, um pendurado ao lado do cordão e outro pousado na mesa, são inteiramente diferentes. Seu brilho nacarado é surpreendente!
Outra dúvida que intriga os estudiosos é se ela estaria grávida. Como sempre há várias opiniões: parece que em muitos quadros daquela época nota-se que a moda favorecida pelas jovens senhoras era essa jaqueta curta sobre uma saia acolchoada, o que dá esse aspecto avantajado ao corpo da mulher. O que era de bom tom em meados do século XVI...
Já o assim chamado quadro dentro do quadro que aparece na parede dos fundos descreve o Juízo Final. Durante muito tempo ninguém sabia quem era seu autor. Hoje acredita-se que seja de Jacob de Backer, um pintor flamengo do final do século XVI, que em muitas outras telas vezes mostrava o Cristo com os dois braços erguidos.
Mas o que torna esse quadro um dos mais importantes de todos é o que Vermeer desejou e obteve: o olhar do espectador corre para os pesos da balança, pois tanto o centro geométrico quanto o ponto de fuga da pintura estão na mão estendida da mulher equilibrando sua balança.
Mulher com balança (1662/1665), óleo sobre tela, 42.5 x 38 cm
Acervo National Gallery, Washington D.C.
Acervo National Gallery, Washington D.C.
Nenhum comentário:
Postar um comentário