quinta-feira, 29 de novembro de 2012

OBRA-PRIMA DO DIA - OBJETOS DE ARTE Uma Família Romanov (Semana das Bengalas)



Os bastões de caminhada tinham um papel especial na etiqueta russa. Eram presentes admirados pelos diplomatas que serviam na corte imperial ou sinais de um favor especial. Muito apreciados, passavam de pai para filho e por isso a coleção do Hermitage é tão rica. Pena que não haja fotografias de todos...
Na coleção há um cuja descrição é assim: em junco muito claro, com cabo em âmbar finamente polido montado em uma peça de ouro cravejada de diamantes. Acredita-se que esse item foi um dos muitos presentes de Frederico I da Prússia para Catarina.
A imperatriz, por sua vez, ofereceu um belo exemplar também decorado com diamantes para Gustavo III da Suécia por ocasião do décimo-quinto aniversário de sua ascensão ao trono.
Outra peça que entusiasma, mas da qual felizmente temos a foto abaixo, é o bastão de cana-da-índia muito clara, com o cabo em ouro lavrado. No topo uma tampa com o monograma de Catarina II protege o relógio feito pelo relojoeiro francês Gregson.


Criada pelo joalheiro da corte dinamarquesa para presentear a imperatriz russa por sua vitória contra a Turquia na Guerra Russo-Turca de 1735 a 1739, tem uma inovação técnica que a torna única: no cabo em ouro há dois medalhões. Um deles, o que retrata Minerva, é uma tampa que, ao ser aberta, faz girar um mecanismo que mostra 21 miniaturas descrevendo acontecimentos da guerra. Feito no último quartel do século 18, na Dinamarca, por Frederick Fabriñius, joalheiro da corte dinamarquesa. Mede 128 cm.


Outro bastão (foto acima) com um relógio foi o que pertenceu ao czar Paulo I, filho e herdeiro de Catarina. De cana-da-índia muito clara, com o cabo em ouro decorado em rocaille. No alto, protegido por uma tampa, um relógio feito pelo relojoeiro inglês T. Fitter. Possui uma qualidade extra: a alça para carregá-lo. Feito na Inglaterra em meados do século 18, mede 102cm.
E abaixo o retrato da família imperial: Catarina II, a Grande, a déspota esclarecida, seu marido Pedro III, assassinado para que ela se tornasse Imperatriz e Paulo, o filho do casal e que ela odiava...

 
1760

Acervo Museu Hermitage, São Petersburgo

Nenhum comentário:

Postar um comentário