quinta-feira, 29 de novembro de 2012

OBRA-PRIMA DO DIA - OBJETOS DE ARTE Família Yusupov - (Semana das Bengalas)


Depois da revolução de 1917, a coleção do Hermitage cresceu consideravelmente, já que o que pertencia aos membros da nobreza de S. Petersburgo, e que não puderam carregar com eles para fora do país, passou a ser do Estado.
Alguns dos itens mais interessantes da coleção de bengalas do Hermitage pertenceram à família dos Príncipes Yusupov – cerca de 200 bastões, dos séculos 18 e 19. Os materiais eram muito variados e a qualidade dos artesãos até hoje é inigualável.
Segundo o site do Hermitage, os detalhes são preciosos – a beleza das peças, o bom gosto, a delicadeza e a durabilidade das bengalas dos Yusupov atraem muitos visitantes para as vitrines onde estão em exibição.


Bengala da criatura fantástica
Feita de junco espanhol, essa bengala tem um furo para o cordão que facilitava a vida do usuário. Sua ponteira é em metal trabalhado. Mas é o cabo que chama a atenção: em jaspe castanho, esculpido na forma de uma criatura fantástica, cabeça de cão, cauda e asas pressionadas junto ao corpo.
Feita parte na Itália e parte na Rússia, na segunda metade do século 18, mede 103 cm.
Pertenceu ao Príncipe Nikolai Yusupov.


Bastão de ébano
O cabo tem a forma de uma sereia – uma criatura com um turbante na cabeça e a cauda voltada para baixo. Ao longo do bastão, cenas em relevo de uma caçada num campo dourado; um homem com um cachimbo na boca segura dois ursos numa corrente; um caçador senta-se sob um toldo e atira contra um cervo que passa correndo; no meio das plantas um cupido e um cachorrinho. (Atenção; não se vê tudo, eu não estou maluca e essa é a descrição do curador do Hermitage...)
Feita em Tula, Rússia, em 1760. Mede 113 cm.
Pertenceu ao Príncipe Nikolai Yusupov.


A bengala Narval
O corpo desse bastão é a presa de um narval (da família dos cetáceos, baleia rara do Ártico). Essas presas são raríissimas, mas essa então, por ser ligeiramente enviezada, é única. Seu cabo, em marfim esculpido e preso ao corpo do bastão por um anel de metal, tem a forma da mão de um homem que usa uma aliança de casado e segura com força o pescoço de um leão. A marca do fabricante, Cramer, St. Petersburgo, é bem visível.
É peça do final do século 18 ou do início do século 19. Mede 96 cm.
Pertenceu aos Príncipes Yusupov.

A família russa Ysupov é antiquíssima. Descendem dos Khans do século 10 e nos séculos 18 e 19 eram conhecidos por sua extraordinária fortuna, filantropia e coleções de arte. O casal Nikolai e Tatiana (fotos abaixo) foi  quem deu origem à coleção de bastões de caminhada que hoje é acervo do Hermitage. O bisneto do casal, príncipe Felix, ficou muito conhecido por estar envolvido no assassinato de Rasputin. Exilou-se na Crimeia após esse crime. Quando da revolução de 17, voltou a São Petersburgo e fugiu com a família para Malta e depois para Paris levando dois Rembrandts e as joias da família. Morreu no exílio.

 
 Retrato príncipe Nikolai Yusupov (1751–1830)
(Por Johann Baptist von Lampi the Elder)

 Tatiana Vasilievna von Engelhardt Yusupova (1769-1841) 
(por Cristina Robertson)

Acervo Museu Hermitage, São Petersburgo

Nenhum comentário:

Postar um comentário