terça-feira, 9 de outubro de 2012

A Univesidade, antes e depois da reforma de 1968


A Univesidade, antes e depois da reforma de 1968

Vitor Cast
A Universidade brasileira pode ser dividida em duas fases: antes e depois da reforma de 1968. Se antes da reforma havia um movimento estudantil que produzia, bem ou mal, discussão política, era formado predominantemente por estudantes da classe média.
A partir da reforma, na Universidade passou a ser mínima ou inexistente a discussão politica no meio do movimento estudantil. Se após a redemocratização muitos professores passaram a militar pelo PT, no meio estudantil a discussão passou a ser cada vez mais reduzida.
Hoje, na maioria das escolas não federais, não existe discussão politica entre o corpo discente.
Na data de hoje, estamos formando alienados politicos em massa. Quando não analfabetos funcionais.
Foi implantada nas Universidades a cultura dos coitadinhos, dos cotistas, dos etccc. Está na hora do Brasil implantar uma politica de formação de gente competente. Desde o nível primário. E aos que não conseguirem acompanhar o ritmo da educação, que não é democrático, que se lhes deem oportunidade para ter alguma formação básica profissionalizante.
O planejamento educacional de uma nação não é pra ser discutido nas bases populares. Nem somente entre reitores, professores e pedagogos. Isso é demagogia barata! Um povo ignorante, como o nosso, é como barco sem leme. Qualquer vento atrapalha. Querer que o povo humilde dê o rumo da nação é não conhecer o povo. Ele sabe quando o caminho é bom, mas não sabe qual é!

Nenhum comentário:

Postar um comentário