terça-feira, 9 de outubro de 2012

DOUTOR EM FROUXOS DE RISO



Giulio Sanmartini
No domingo das eleições, o bravateiro Lula, escancarou seu esgoto de dizer besteiras. Ele que até agora evitara falar do mensalão, tentou minimizar os efeitos negativos que o maior escândalo da história da República, poderá causar nos candidatos do Partido dos Trabalhadores PT, afirmando o seguinte: “O povo não está preocupado com isso (o julgamento do mensalão). Está preocupado se o Palmeiras vai cair para a segunda divisão ou se o Fernando Haddad (candidato petista à prefeitura de São Paulo) vai ganhar”.
Todavia, como sói a realidade mostra que ou ele está desinformado, ou está mentindo ou está fazendo ambas as coisas.
O PT, nesse primeiro turno elegeu o prefeito em uma só capital, Paulo Garcia (reeleito). em Goiânia. Disputará o segundo em outras 6, mas precisará vencer  todas para igualar o mesmo número que possui hoje.
Comparado com o grande rival PSDB, mostra que decaiu e poderá piorar. Os tucanos também elegeram um  prefeito, Rui Palmeira, em Maceió. O partido, porém, obteve resultado superior ao PT quanto ao número de candidatos classificados para o segundo turno: são 8. Portanto o PT visivelmente perdeu terreno.
A professora Maria do Socorro Souza Braga (ciência políticas da USP), discorda de Lula, e diz que a piora do desempenho do PT certamente foi devido ao mensalão.
A provável condenação de figuras chave do partido, como José Dirceu e José Genoino, prejudicou a imagem do PT perante seus eleitores tradicionais.
“Levará tempo até que o partido reconstrua sua imagem”, diz Braga.
Segundo ela, em algumas capitais brasileiras, as últimas eleições já haviam mostrado uma tendência de rejeição maior ao partido. “Com esse julgamento, o movimento ganhou dimensão nacional”.
Não será surpresa se Lula dentro de seu “modus operandi”, colocar em dúvida o parecer da professora Maria do Socorro, valendo-se do argumento, que mesmo tendo “uma preguiça disgramada de ler”, recebeu de uma dezena de universidades o título de doutor em honoris causa, enquanto ela é somente uma professora.
Oh! Lula, vá procurar tua turma.
(1) Fotomontagem: Cartaz de propaganda eleitoral de Lula em 2002.
(2) Texto de apoio: João Fallet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário