quinta-feira, 19 de julho de 2012

OBRA-PRIMA DO DIA - SEMANA PABLO PICASSO Cerâmica: Prato Espanhol (1957)


Enviado por Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa - 
19.7.2012
 | 12h00m

A foto de Picasso numa festa de rua em Vallauris, a essa altura já um jovem ceramista de 75 anos, é uma síntese do que foi a vitalidade, a força desse gigante espanhol. Alegria de viver, prazer em aprender, o entusiasmo em criar, Picasso era um grande!!! E como todo homem acima da média, despertava polêmica. Para as quais não ligava à mínima...
Picasso não esqueceu que aprendeu tudo sobre seu novo ofício com Suzanne Ramié, a dona do Atelier Madoura. Depois de um período criando muitas peças, ele quis fazer o que os gravuristas fazem com as gravuras: tirar cópias idênticas.
Mas o material era inteiramente outro. As cópias nunca saiam iguais, o que não interessava ao artista. Picasso, no entanto, não era homem de se deixar vencer e conseguiu resolver dois problemas que pareciam insolúveis: 
1) como obter réplicas perfeitas de uma peça, o que foi conseguido pela repetição exata dos volumes e das ilustrações; 2) como transferir a ilustração igualzinha de uma peça para outra?
Eis a solução encontrada: o tema original era gravado em matriz de gesso; depois, sobre a matriz na placa de gesso endurecida se colocava uma folha de massa de argila fresca para imprimir o desenho pelo método da estampagem. Esse método ficou conhecido como “impressão original de Picasso”.
A comprovação da origem das peças se dá por uma marca, ou sinal gráfico, que indica o criador e onde foi queimada a peça. Essa marca era carimbada no reverso, no colarinho ou na base do objeto; em alguns também colocavam o número da peça em relação à tiragem. De acordo com vontade expressa por Picasso, certas peças podiam ser repetidas até um determinado número de vezes e a exclusividade era do Atelier Madoura. Nada mais justo.
O “Prato Espanhol”, em argila vermelha, torneada, é banhado em engobo branco. A decoração do prato é em engobo negro e incisões. No reverso, 3 cabeças de touro em engobo azul e motivos afins, mais as marcas Édition Picasso e Atelier Madoura Plein Feu (fogo alto), como aliás todos os objetos mostrados aqui nesta semana.

Acervo Museu Picasso, Paris

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