terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Saiba como cuidar de pisos laminados!!



As vantagens do piso laminado são muitas, a saber: a resistência, a beleza, a praticidade e a ótima relação custo-benefício. Sem contar a versatilidade na instalação, pois, dependendo do caso, o piso pode ser instalado, inclusive, por cima de um piso já existente.
O laminado de madeira, por exemplo, pode ser instalado em ambientes internos residenciais e comerciais, uma vez que o produto é resistente a riscos e à abrasão. Com ele, certamente o charme e o conforto térmico estarão garantidos. A peça, constituída de lâminas, pode ser encontrada com ou sem texturas e opções com e sem vinco. Finalmente, a manutenção e limpeza são mamão com açúcar, mas há alguns cuidados específicos. Assim, para sanar qualquer dúvida quanto à manutenção do piso laminado, separamos dicas preciosas para você.
1. Limpe seu piso com certa regularidade
O segredo para evitar que seu piso laminado arranhe ou empene de alguma maneira é fazer limpeza regular, que pode ser feita com uma vassoura de pelo macio ou até um pano seco somente para remover a poeira do dia-a-dia. Assim você evita usar muitos produtos químicos na hora da limpeza mais pesada. Por mais que os pisos sejam resistentes, produtos de limpeza sempre desgastam mais o piso.
2-piso-laminado-cozinha

2. Não use vassoura de piaçava

Pode até parecer exagero, mas a piaçava da vassoura pode danificar a superfície do seu piso laminado. O ideal é utilizar vassoura de pelo macio ou um pano seco, com mencionado anteriormente.
3-piso-laminado-entrada
Foto: Pergo

3. Não demore para secar líquidos derramados

Procure limpar o líquido derramado imediatamente, uma vez que pode danificar a camada mais superficial do seu piso (que é feita de madeira), manchando-o para sempre. Retire o excesso de líquido com uma toalha ou um papel absorvente.
4-piso-laminado-sala de jantar

4. Utilize água morna

Vez ou outra o piso laminado precisa de uma limpeza mais significativa do que apenas uma varrida. Utilize àgua a cada 2 ou 3 meses ou quando achar que o piso está muito sujo. Se a água estiver morna, vai facilitar muito a sua vida. É claro, conforme a dica anterior, lembre-se de secar a área molhada após a limpeza.
5-piso-laminado-loft-industrial
Foto: Rad Design

5. Utilize vinagre

Se o seu piso ficar muito sujo e sem brilho, tente usar uma mistura de água e vinagre. Não use vinagre puro, pois é muito abrasivo. A solução deixa o chão brilhando e o cheiro do vinagre some em poucos minutos. Mas se você realmente detesta esse cheiro, tente pingar algumas gotinhas de alguma essência da sua preferência.
6-piso-laminado-quarto

6. Limpe manchas que não saem com acetona ou álcool

Para as manchas difíceis, como tinta, giz de cera, esmalte ou graxa de sapato, você pode tentar tirar com álcool. Você pode até diluir o álcool em um pouco de água para que não danifique demais o piso. Outra opção pode ser a acetona ou o removedor de esmalte e um pano limpo e seco, branco de preferência. Depois limpe a área para tirar algum resíduo que possa ter ficado.
7-piso-laminado-home-office
Foto: Wallflower

7. Limpe manchas grudentas com gelo

Assim como em tapetes ou carpetes, manchas causadas por cera ou chiclete, que são muito chatos de tirar, podem sair com o truque do gelo. Congele a mancha e raspe com delicadeza.
8-piso-laminado-sala-moderna
Foto: Raad Studio

8. Você não precisa de enceradeira

Dependendo da enceradeira, ela pode sim estragar o piso laminado. As enceradeiras são ótimas para pisos de madeira como tacos ou tábua corrida, mas tente evitar nos laminados.
9-piso-laminado-sala de jantar
Foto: S&A Decor

9. Evite os produtos de limpeza abrasivos

Qualquer tipo de produto de limpeza com abrasivos deve ser evitado, afinal, eles podem causar danos permanentes ao seu piso. Esponjas de aço e escovas muito duras, assim com a vassoura de piaçava, podem riscar todo o piso.
10-piso-laminado-quarto
Foto: Houzz

10. Use shampoo de bebê

Ao invés de produtos de limpeza ou detergentes, tente utilizar shampoo de bebê. São suaves e, portanto, você pode usar sem medo. Mistura com água até começar a formar bolhas, umedeça um pano ou mop e passe livremente pelo piso. Atenção: não encharque o pano, torça-o bem antes de começar a passar.

Um comentário: