O QUE AS EMPRESAS QUEREM DE VOCÊ
Estão em alta qualidades como criatividade, afetividade, generosidade e intuição, que todos nós, sem exceção, possuímos e que muitas vezes se expressam em atividades banais.
Acho espantosa, por exemplo, a extraordinária facilidade com que algumas pessoas recebem uma visita inesperada para o jantar. São capazes de fazer uma festa com uma panela de feijão, alguns ovos, duas ou três batatas e uma xícara de arroz. A técnica de “por mais água no feijão”, é, para mim, uma demonstração clara de criatividade doméstica – assim como muitos dos truques que nos acostumamos a fazer em casa constituem soluções dignas de alguns poucos experts em vencer desafios. Se pensarmos bem, nos daremos conta de que, se lidamos com o inesperado em nossa casa, podemos fazer o mesmo em nossa vida profissional.
Uma dona-de-casa, por exemplo, abriu um pequeno negócio. Como era inexperiente, simplesmente procurou agir como se estivesse controlando o orçamento doméstico, o horário dos filhos, as roupas do marido. Deu certo. Mesmo sem noções de administração e ignorando os modelos modernos de gerenciamento, ela deixou que emergissem sua criatividade, sua experiência de vida, seu espírito empreendedor e seu bom senso.
“Mas certamente ela tinha dinheiro, tempo e pouca ambição”, talvez comentem os desmancha-prazeres. Minha experiência diz exatamente o contrário: ela tinha um objetivo, não teve medo de tentar e colocou em prática o que sabia – e que muitos não valorizam.
Charles Handy, que se autodenomina filósofo social, acredita que a partir de agora as pessoas devam assumir maior responsabilidade por si próprias e estabelecer propósitos de vida. Segundo ele, a tendência é as empresas trabalharem com apenas metade dos funcionários a que estão habituadas. A outra metade será constituída do que ele denomina “trabalhadores de portfólio”, ou seja, especialistas em determinada área que vendem suas competências profissionais a várias organizações. Essa situação levará, provavelmente, à criação de mais empresas especializadas em marketing pessoal, que farão a ligação entre as necessidades do mercado e a oferta de competências.
Handy também acredita que devemos nos preparar para ter várias carreiras, nos conscientizar de que a era do emprego seguro acabou e assumir a responsabilidade de criar uma sociedade melhor, mais justa, e não apenas maior ou mais rica. Precisamos nos levar mais a sério, investir em nós mesmos, sem achar que se trata de um caminho aberto pelas empresas apenas para obter maior comprometimento dos seus funcionários ou de uma manifestação egoísta nossa, ditada pela necessidade de levar vantagem em tudo.
Você já percebeu como temos uma tendência a criticar os mais esforçados e aplicados, aqueles que, na gíria escolar, costumávamos chamar pejorativamente de cê-dê-efes? Nada mais preconceituoso e injusto, pois são pessoas que se dedicam a investir, com consciência, no único capital que efetivamente lhes pertence: elas mesmas. Afinal, na empresa Ser Humano S.A, você é o capital, a marca, o produto e o serviço – uma verdade tanto para o autônomo quanto para o empregado. Em qualquer das situações, vencerá quem tiver os atributos e um estilo de vida compatíveis com os novos tempos.
Faça de conta agora que sou uma espécie de mensageira de paz entre você e a organização. Minha função nesse sentido é facilitar o diálogo entre essas duas partes tradicionalmente antagônicas, aparando arestas, explicando o que uma às vezes não consegue dizer à outra. A título de exemplo, examinemos, primeiro, quais as qualidades – ou competências – exigidas por algumas empresas importantes na contratação de um profissional.
XEROX
· Captação de conhecimento
· Cultura geral
· Educação
· Boa formação familiar
· Espírito empreendedor
· Dinamismo
· Trabalho em equipe
· Flexibilidade
· Formação acadêmica compatível
· Conhecimento de idiomas
· Conhecimento de microinformática
· Alguma experiência internacional
MICROSOFT
· Conhecimento técnico de informática
· Habilidades comerciais e administrativas
· Conhecimento e visão estratégica de mercado
· Smart (no sentido de esperteza)
· Sensibilidade
· Inteligência
· Criatividade
· Energia
· Independência, mesmo em grupo
· Raciocínio e respostas rápidas
· Dinamismo, com nível de liderança
· Percepção do meio ambiente, de tal forma a analisar e tirar conclusões
ITAUTEC
· Talento
· Criatividade, espírito inovador, energia, transparência e abertura para ouvir
· Flexibilidade
· Abertura para mudanças
· Disposição para trabalhar em diversas áreas
· Capacidade para acumular funções
· Capacidade de se relacionar facilmente com os outros
· Empreendedorismo
· Cultura geral
· Formação acadêmica
· Conhecimento de inglês
· Conhecimento de informática
· Caráter
PETROBRÁS
· Conhecimento técnicos
· Capacidade de trabalho em equipe
· Empreendedorismo
· Flexibilidade
· Gosto pela pesquisa
· Cultura geral
· Dinamismo
(Fonte: Revista T & D)
Isso é o que as organizações querem de você! Com base no exame cuidadoso das competências exigidas por essas empresas, pode-se concluir muito. Por exemplo: possivelmente já temos muitas dessas qualidades – caráter, transparência, dinamismo, criatividade, etc. Elas não são aprendidas na escola; fazem parte da herança familiar ou do nosso estilo de vida. Portanto, você não é assim tão despreparado para o mercado de trabalho, e encontrar a empresa certa pode não ser tão difícil quanto imaginava. Precisa apenas refinar e valorizar o que já se sabe e se esclarecer sobre alguns pontos do diálogo empresa/profissional.
Uma sugestão: faça, agora, uma lista do que você quer das organizações.
Difícil Você sabe muito bem? Depende? Sim, tem razão, depende. Depende de você saber o que quer e o que não quer. Depende de você saber sobre sua missão. Para alguns, talvez, essa seja uma situação bem resolvida, mas para a maioria dos brasileiros, de acordo com o que tenho pesquisado, não é.
Por Leila Navarro, palestrante.
“Leila Navarro é autora de vários livros e uma das palestrantes mais requisitadas do Brasil, ministrando palestrasem todo o Brasil e na Europa.”
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