domingo, 7 de setembro de 2014

Lula está bem na disputa

JORGE BASTOS MORENO

Coluna do Moreno


Quando Dilma e Serra disputaram as eleições, Lula comemorou, argumentando, na intimidade, que seu governo não seria incomodado no caso da vitória do adversário. 

Lula está mais seguro agora com Marina do que com a Dilma, paradoxalmente. É que a grande promessa de campanha da semana da Dilma é mudar a equipe econômica, logo no início do segundo governo. Se a equipe atual tivesse o que na terra do Ancelmo e na minha chamamos de brio, já tinha pedido para ter saído ontem.

Marina não vai querer — poder, poderia, até — escrachar a gestão do seu suposto antecessor. E, ontem, aqui ao lado, Ilimar Franco, disse que Lula não vai bater na Marina. Pronto, é o tipo do jogo que nem precisa ser combinado.

Já com a Dilma, o mandato, espera-se, será dela. Vai se libertar do chefe, sem ser ingrata e, se brincar, com o aplauso deste.

(Reparem que neste comentário o candidato Aécio Neves não pontuou).
Goleada
Sugiro um discurso escrachado ao Lula, depois da eleição:

“Só não elegi duas ex-ministras porque a vaga era uma só”.
Fim de festa
Se Marina vencer a eleição, adeus banquetes em Brasília. Bebidas, nem se fala. A candidata não toma bebida alcoólica, água gelada e nem natural. Só bebe água morna ou levemente aquecida. Durante uma crise de nervo ciático, recomendaram-lhe um copo de água quente, a dor passou e ela adquiriu o hábito.
Mate, não!
Os gaúchos bem que tentaram uma bebida alternativa para a candidata: chimarrão. Mas nem essa bebida tradicional ela pode tomar: por causa do erva-mate, que lhe provoca taquicardia.
Fome
Já em relação aos banquetes, as exigências são maiores: nada de carnes vermelhas, condimentos, só temperos naturais e, mesmo assim, alguns apenas.
Madrugada
O avião que levou a presidente Dilma Rousseff a Porto Alegre na sexta-feira pousou na capital gaúcha às 4h40m da madrugada. Antes das 8h, a equipe já estava de pé para a agenda de Dilma na Expointer.
Boquinha
Dilma aproveitou sua visita a Expointer, no Rio Grande do Sul, para matar a saudade dos produtos típicos da colônia gaúcha. No tradicional Pavilhão da Agricultura Familiar, a presidente beliscou um salame italiano e também abocanhou pedaços de charque gaúcho. 

E gostou.
Caríssimo
O anel com que Beto presenteou Marina Silva, durante agenda em Porto Alegre, era formado por pedras semipreciosas que trazem “boas energias”, segundo o gaúcho. Marina reclamou que custava muito caro (cerca de R$ 100), mas aceitou o presente.
Recado
Em conversas informais, a candidata Marina Silva tem dito a pessoas próximas que ela tem sido julgada com o mesmo preconceito que julgavam o ex-presidente Lula, antes de assumir o posto mais alto do país. “Imagine uma seringueira ser presidente da República?”, pergunta a candidata. 

Marina tem dito que pessoas como ela e Lula são obrigadas a provar duas vezes que têm capacidade para exercer funções importantes.
2016
O adversário de Skaf em São Paulo não é o Alckmin. É Fernando Haddad, atual prefeito de São Paulo, com quem pretende disputar as eleições de 2016.
Amiguinhas
A política é a expressão do caráter do ser humano. Peça ao petista mais roxo uma opinião sobre a Marina Silva e ouvirás outra pergunta: “Marininha?!”
Amigonas
Não pensem que com a Dilma a resposta à mesma pergunta seria diferente: “Dilmão?!”
Irmãs
Se a pergunta é o que o (a) petista acha das duas ao mesmo tempo, a resposta seria: 

“Como as amizades, os votos são diferentes”.
Coluna publicada no Globo de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário