domingo, 3 de agosto de 2014

Eis o tamanho do monstruoso déficit público gaúcho sobre o qual não falam os candidatos ao Governo do RS


Que monstro é este ?

Só o governo Olívio Dutra, também do PT, equivale-se ao governo Tarso Genro, igualmente do PT, em termos de acumular déficits bilionários continuados. A tabela ao lado é exemplar. Este ano, o déficit irá a mais de R$ 2 bilhões. O economista Darcy F.C. dos Santos, com quem o editor conversou esta tarde, estima déficits anuais, continuados, de até R$ 5 bilhões a partir do ano que vem.

. Olívio, 1999/2002, gastou muito mais do que arrecadou, endividando o governo estadual de maneira perversa. Ele só conseguiu pagar o 13º com a ajuda do governo FHC.

. O governador Rigotto pegou a herança maldita e não implementou ajustes poderosos, repetindo o cenário de déficits anuais bilionários. Ele também só conseguiu pagar o último 13º com a ajuda do governo federal, desta vez de Lula.

. Coube à governadora Yeda Crusius fazer o dever de casa para equilibrar as contas públicas, promovendo sucessivos superávits nos três primeiros anos e deixando um pequeno déficit no último ano. Ela emplacou o déficit zero.

. A tabela ao lado mostra que Tarso Genro ignorou o ajuste das contas públicas, promoveu a desordem fiscal, concedeu revisões salariais intempestivas este ano  e recomeçou a gastar muito mais do que arrecada. Estes foram os déficits continuados que vai deixando. Este tipo de gestão das finanças públicas conduz ao descalabro fiscal, reduzindo a autoestima gaúcha por conta de um governo que vive de pires nas mãos, ausência de investimentos e incapacidade de melhorar o nível de vida das pessoas, porque déficits acumulados são como o dinheiro que pessoas endividadas pegam para rolar tudo com a barriga sem poder fazer mais nada de útil. Veja os déficits deixados por Tarso:

2011 – 516 milhões
2012 – 732 milhões
2013 – 2 bilhões

Clique a seguir para ouvir e ver comentário do editor, intitulado: O monstruoso déficit público gaúcho sobre o qual não falam os candidatos ao Governo do RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário