domingo, 3 de agosto de 2014

Servidores usam lancha destinada à fiscalização para passear na Bahia



Servidores federais foram flagrados usando uma lancha do governo, que deveria servir para fiscalizar a costa brasileira, durante um passeio de família no último domingo (27) no arquipélago dos Abrolhos, no sul da Bahia.
Fotos obtidas pela Folha mostram a lancha atracada perto da única ilha do arquipélago aberta a turistas, com um casal em trajes de banho, que namorava no convés, uma criança na cabine e dois homens com camisetas do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Biodiversidade).

Tania Campelo/Folhapress
Servidores federais em lancha da Patrulha Ambiental, no arquipélago dos Abrolhos, no sul da Bahia
Servidores federais em lancha da Patrulha Ambiental, no arquipélago dos Abrolhos, no sul da Bahia
Órgão federal responsável pela fiscalização, o instituto confirmou a presença de servidores na embarcação, mas negou que estivessem num passeio. Procurado, o Ministério da Pesca, que cedeu a lancha, disse que pedirá esclarecimentos ao ICMBio.
"As lanchas são cedidas por instrumentos legais, com obrigações e deveres ao permissionário, não tendo destinação recreativa. Cabe ao ICMBio determinar a sua tripulação para devidos fins", disse a pasta, em nota.
A lancha é a única embarcação disponível para fiscalizar a pesca ilegal em mais de 380 mil hectares. Sua cobertura inclui o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos.
Coordenador do ICMBio em Porto Seguro, Apoena Figueirôa disse que as fotos mostram o coordenador regional substituto do órgão, Amarílio Fernandes, um filho e a mulher dele, funcionária do Ibama, e dois terceirizados. Disse que ele também estava no grupo, junto com a mulher, servidora do ICMBio.
"Entendo que o fato de os participantes terem aproveitado para nadar e mergulhar não caracteriza isso [lazer]", disse. Afirmou ainda que a tripulação estava apta a fazer autuações, se fosse preciso.
Segundo Figueirôa, a ida da lancha a Abrolhos já estava programada e a presença dos dois casais e da criança não atrapalharia as atividades, já que os quatro servidores teriam competência para autuar em caso de flagrante.
Entre 8h e 18h do domingo, segundo ele, o grupo foi à ilha de Santa Bárbara para conhecer um alojamento cedido pela Marinha ao ICMBio e depois foi para Siriba, a única das cinco ilhas de Abrolhos aberta a turistas. Ele disse que o filho do servidor foi junto porque não tinha acompanhante para ficar no continente. O ICMBio em Brasília não comentou o caso

Nenhum comentário:

Postar um comentário