A concentração desse perfil é mais comum nos grandes centros urbanos e nos estados com maior longevidade da população. As razões de optar em viver sozinho são várias, dentre elas citamos: a elevação da expectativa de vida, o aumento da construção de edifícios de imóveis pequenos, solteiros com independência profissional e financeira que decidem sair da casa dos pais e adiar a formação de família, bem como as separações conjugais.
A capital brasileira com maior número de unidades domésticas unipessoais é Porto Alegre no Rio Grande do Sul, de acordo com dados do IBGE.
Com isso, o mercado imobiliário foi se adaptando a essa nova forma de opção de moradia, o que fez o setor da Construção Civil visse como uma nova oportunidade a ser explorada.Assim, surgiram investimentos em prédios residenciais modernos (quitinetes ou apartamentos de 1 dormitório), com infraestrutura específica como: lavanderia, cozinha gourmet, sala de ginástica, piscina, churrasqueiras, com objetivo de atender a esse perfil de cliente.
Com isso, o mercado imobiliário foi se adaptando a essa nova forma de vida, o que fez com que a construção civil investisse em prédios residenciais modernos com kitinetes ou apartamentos de um dormitório, além de disponibilizar toda infraestrutura no espaço de área comum como lavanderia, cozinha gourmet, sala de ginástica, piscina, churrasqueiras, visando atrair e atender esse perfil de cliente.
Esse tipo de imóvel virou oportunidade de investimento para futuros locadores por terem os preços e tributos menos onerosos. E também, como a compra do primeiro imóvel de novos casais que não pretendem ter filhos logo após o casamento.
Essa tendência deve a aumentar cada vez mais e já sentimos a mudança na qualidade da prestação de serviços, por exemplo: na indústria alimentícia que prepara e vende lanches rápidos e individuais de todo tipo, a de móveis planejados e prontos adaptados aos pequenos espaços do imóvel, os pet shops para solitários que escolhem ter animais de estimação, as Seguradoras que oferecem serviços residenciais adicionais além da cobertura de sinistros no imóvel.
Para atender a demanda desse público, o mercado desencadeia a construção e oferta de empreendimentos compostos por imóveis pequenos e boa parte adquirida mediante financiamento imobiliário, consórcio e imóvel na planta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário