terça-feira, 30 de abril de 2013

ARQUITETURA - Marcel Breuer, arquiteto e designer


Mostra revê o homem que revolucionou duas áreas

18/02/2013 | POR REDAÇÃO; FOTOS DIVULGAÇÃO


  (Foto: Constance L. Breuer)
Conhecer e relembrar os feitos de mestres nunca é demais. A retrospectiva dedicada à obra de Marcel Breuer (1902-1981), que abre nesta semana em Paris, torna-se, portanto, uma boa pedida. Dentre seus feitos, que revolucionaram o design do século 20, destaca-se o uso de aço tubular no mobiliário. Uma proposta ousada para a época, fruto de uma mente jovem – Breuer tinha então apenas 23 anos. Peças canônicas feitas com esse material são a cadeira Wassily e o banco Bauhaus, por exemplo. A proposta da curadoria da mostra é estabelecer um diálogo inédito entre seu trabalho como arquiteto e designer, expondo algumas peças icônicas, fotos e desenhos dos seus maiores projetos.

Marcel Breuer é uma lenda do design e da arquitetura modernista. Mesmo vistas hoje, suas obras mantêm a audácia e a perspicácia originais. Se, no mobiliário, ele desbravou o uso do aço tubular, do alumínio e da madeira laminada, na arquitetura, explorou a arte por trás das formas, além de ter influenciado de modo importante a organização dos ambientes comunais dos lares do século 20. A exposição que celebra ambas as produções desse notório húngaro ocupará a Cité de l’Architecture & du Patrimoine, em Paris, na França, de 20 de fevereiro a 17 de julho. Vale a pena conferir.
Embora Breuer seja mais conhecido pelo mobiliário que criou, ele se realizava mais intensamente quando atuava como arquiteto. O reconhecimento de seu trabalho na área, no entanto, foi tardio. Apenas no meio dos anos 1940, o seu escritório nova-iorquino passou a ser requisitado para a realização de obras menores, como casas unifamiliares. A partir da década seguinte, projetos de maior escala surgiram, como é o caso do prédio da Unesco (projetado junto a Nervi e Zehrfuss), em Paris, e do Whitney Museum of American Art, em Nova York. Sua marca é o uso escultórico do concreto. Dos projetos de interiores, destaca-se a Master House, feita para a Walter Gropius. 

Marcel Breuer (1902-1981)
Local: Cité de l’Architecture & du Patrimoine
Endereço: 1 place du Trocadéro, 75116, Paris, França
Data: de 20 de fevereiro a 17 de julho
Ingresso: € 8
  (Foto: Hedrich Blessing (HB-30662-Z) - Chicago Historical Society)

  (Foto: Thomas.Dix - Archives du Vitra Design Museum Weil am Rhein)

  (Foto: Matthew Hranek/ A+C Anthology)

 (Foto: Ezra Stoller )

  (Foto: divulgação)

  (Foto: Archiv Vitra Design Museum, Weil am Rhein)

  (Foto: Dell and Wainwright / Architectural Review (Marcel Breuer Papers, Archives of American Art, Washington, DC))
  (Foto: divulgação)

  (Foto: Wanda von Debschitz-Kunowski; Marcel Breuer Papers, Archives of American Art, Smithsonian Institution, Washington D.C.)

  (Foto: Dr. Lossen &Co. Bauhaus Archiv, Berlin 03)

  (Foto: Bernhard Moosbrugger (Marcel Breuer Papers, Archives of American Art,Washington, D.C.))

  •  
  (Foto: Marcel Breuer Papers, Archives of American Art, Washington, D.C.)

  (Foto: Shin Koyama (University of Mary Archive))

  (Foto: Ben Schnall (Marcel Breuer Papers, Archives of American Art, Washington, D.C.))

 (Foto: Minneapolis Star and Tribune Co. (Marcel Breuer Papers, Archives of American Art, Washington, D.C.))

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário