quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

QUADRILHA



Magu
Não conheço pessoalmente a colunista da revista Época, Ruth de Aquino (foto um pouco maior que 2×2,5), nem por fotografia, a não ser a 2×2,5 que costuma encimar seus artigos. Mas ela é boa!  Epa, no “métier” dela. Gostaria de poder dizer do restante, também mas, até este ponto, não sei. Gosto do que ela escreve. Talvez por ser irônica, ou até sarcástica, como eu. Produziu um texto, na edição 760, supimpa! Dou a degustação, depois os leitores poderão ir ao link, se quiserem.20090324103350_71951_large_paulo-coelho-e-sua-festejada-adoracao-a-sao-jose-em-paris
“O que é uma ‘quadrilha’? Pelo Código Penal brasileiro, são necessárias mais de três pessoas para formar uma quadrilha. É quase um sinônimo de gangue. Se quatro ou mais pessoas conspirarem para cometer algum delito, podemos dizer, sem medo de errar, que elas formam uma quadrilha. Segundo a Interpol, quadrilhas costumam ter um chefão e um mentor. Às vezes são a mesma pessoa, às vezes não. Com o julgamento do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal STF e o novo escândalo da Operação Porto Seguro, os brasileiros aprenderam que ‘quadrilha’ não é um termo aplicado apenas a traficantes ou bandidos comuns que não terminaram o ensino fundamental. Há quadrilhas no Congresso e há quadrilhas no Poder Executivo. Muitos de seus integrantes têm diploma de ensino superior – embora alguns sejam falsos, como o do ex-marido de Rosemary Noronha. Mas falsificar um diploma universitário para conseguir um cargo na seguradora do Banco do Brasil é um detalhe, não? Afinal, quem pedia e pressionava por irregularidades mil era uma mulher viajada, santa protetora dos Irmãos Metralheira. Rose era a secretária íntima e de total confiança de JD e do PR. Telefonou para um e para o outro logo que recebeu a visita de policiais.
Por isso, e só por isso, Rose mereceu a defesa veemente do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Ele explicou por que o sigilo telefônico dela não foi quebrado: ‘Não há quadrilha no seio da Presidência da República (…). Rosemary Noronha foi cooptada no esquema e não é integrante da quadrilha’. Ninguém dará a ela o direito de depor e se defender da fama injusta de quadrilheira. Rose foi ‘cooptada’? Então tá!…” (Os itálicos são meus).
Nem consigo escrever direito, porque tenho acessos de riso todas as vezes que leio essa declaração do ministro da juspiça, epa, justiça do brasil. Se ele contasse uma anedota diante dos jornalistas, não seria tão engraçado. Ele é tão bom no “métier” que poderia ser animador de auditório. Iria fazer um sucesso do cesto da gávea!
Leia na íntegra: A quadrilha no seio do Poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário