Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa -
20.12.2012
| 12h00m
(final) Todos os espíritos aguçados da época, como os responsáveis pelo jornal El Seminario Patriotico logo perceberam que sob uma aparente extravagância, a coleção escondia uma crítica moral sutil mas acerba à sociedade espanhola.
Na França, a Revolução chega ao fim. Na Espanha a Inquisição, que era um instrumento muito eficaz de repressão a serviço do governo, começa a demonstrar um vivo interesse pelas estampas de Os Caprichos. Goya sente-se ameaçado e recolhe os exemplares.
Para se resguardar e se proteger o artista resolve, por intermédio de Manoel Godoy, o favorito dos soberanos espanhóis, se desfazer dessas peças. Em 1803 ele negocia a cessão para Carlos IV das 80 placas de cobre originais e mais os 240 exemplares da coletânea ainda não vendidos em troca de uma pensão para seu filho. As placas e os exemplares mais tarde são encaminhados à Calcografia Nacional.
A Colección de estampas de asuntos caprichosos, inventadas y grabadas por don Francisco de Goya fica assim protegida para a posteridade.
Segundo Jean-Louis Augé, conservador principal do Museu Goya, 2006
(resumo e tradução mhrrs)
(resumo e tradução mhrrs)
A coleção Os Caprichos não tem uma sequência coerente, mas tem importantes núcleos temáticos. Os temas mais numerosos são as bruxas que aparecem a partir da estampa 43 e que servem para relatar, de forma tragicômica, o que Goya pensava sobre a essência do mal.
Também demonstram, com clareza, o que ele pensava da vida e do comportamento dos frades. Por meio de sátira erótica, como ele via a prostituição e o papel da ‘celestina’. As gravuras com crítica satírica aos casamentos desiguais, à educação das crianças e à Inquisição não são das mais numerosas, mas sua contundência é igual às demais.
Os Caprichos tiveram grande penetração fora da Espanha. Foram mesmo o primeiro sinal do “goyesco” e de um novo modo de lidar com a realidade, mostrando-a mais próxima da vida comum e muito expressiva, numa linguagem viva e atrevida, que ecoaria por todo o século XIX. Era o fim das gravuras frias do período neoclássico.
As chinchilas, Capricho nº 50
(detalhe)
Os das camadas superiores da sociedade são ociosos, têm a cabeça vazia e se alimentam sem esforço, de modo passivo, quase asnático e, pior, às cegas. Suas librés e espadins não os tornam mais respeitáveis.
Legenda no Museu do Prado: O que não ouve nem sabe nada, nem faz nada, pertence à numerosa família das Chinchilas, animais de pouca serventia.
Da Biblioteca Nacional: Os nobres, cujo único valor é serem nobres, quando néscios portam sempre os brazões no peito e, fanáticos, se deixam estar, languidamente, rezando o rosário, e bocejando. A ignorância é seu alimento e têm o cérebro trancado com cadeados.
Tu que não aguentas, Os Caprichos nº 42
Muitos dos administradores são asnos, apesar de mandar e governar. E se isso ainda fosse pouco, se fazem às custas do suor dos humildes. “Tu que não aguentas, carrega-me nas costas”. Que tensos vão e com esporas...
Legenda no Museu do Prado: Quem não nota que esses cavaleiros são as cavalgaduras?
Legenda na Biblioteca Nacional: Os pobres e as classes úteis da sociedade são os que carregam nas costas todo o peso das contribuições ao Estado.
Isto sim é que é estudar, Os Caprichos nº29
As personalidades importantes da sociedade não perdem seu tempo: aproveitam enquanto o barbeiro cuida de suas cabeleiras e o sapateiro de seus pés delicados, para estudar e ler: e o fazem de olhos bem fechados... dormindo.
Legenda no Museu do Prado: Tem quem o penteie e calce, pode dormir e estudar. Pode-se dizer que desperdiça seu tempo?
Na Biblioteca Nacional: Os ministros, conselheiros e outras personalidades, para ler, analisar e se inteirar dos assuntos de Estado, aguardam a hora em que o barbeiro vai tratar de suas cabeças, despentear seus cabelos para os encher de talco, e a hora em que o sapateiro vai lhes provar os calçados.
Los Chinchillas, Caprichos nº 50, 1797, aquaforte, aquatinta brunida e ponta seca, 20.4 x 14.9 cm
Tú que no puedes, Los Caprichos nº42, 1799, aquaforte, aquaforte e aquatinta brunida, 21.3 x 15.2
Esto si que es leer, Los Caprichos º 29, 1799, aquaforte, aquatinta brunida e ponta seca, 21.9 x 14.8
Nenhum comentário:
Postar um comentário