domingo, 11 de novembro de 2012

O CHARGISTA SERVIDOR DE DOIS PATRÕES



Giulio Sanmartini
O dramaturgo veneziano Carlo Goldoni (1707/93), escreveu em 1745, “O Arlequim servidor de dois patrões”, que hoje sem dúvida é o mais representativo trabalho da “Commedia dell’Arte”. Na peça um casal apaixonado, cujo amor é contrariado são centro da ação. Arlequim, sem o conhecimento deles, resolve ser criado de ambos, fato que cria uma série equívocos e imbróglios, mas como de costume, na obra goldiana, tudo termina bem.
O chargista servidor de dois patrões, nada tem em comum com o Arlequim, a não ser o fato de tudo terminar bem, apesar dos patrões serem aguerridos inimigos políticos.
Trata-se do estadunidense  Daryl Cagle (1956 – foto), ele é um profissional de grande sucesso também como editor de desenhos animados.
Nas últimas eleições presidenciais em seu país, ele resolveu servir a ambos os candidatos: o democrata Barack Obama e o republicano Mitt  Romney, para os dois fez a mesma charge, que serviria caso   vencessem as eleições.
Logo que Obama venceu, seu trabalho circulou na imprensa do  mundo inteiro, Mitt derrotado, resolveu esconder a sua, mas não fez muito bem e a charge também apareceu na mídia.
Como, se a história tivesse sido escrita por Goldoni , tudo terminou bem, e melhor ainda para Cagle, que recebeu dos dois

Nenhum comentário:

Postar um comentário