10/11/2012
Ralph J. Hofmann
Celso Amorim, Ministro de Defesa do Brasil realizou uma reunião com o alto comando das Forças Armadas para expor os planos elaborados por um grupo de trabalho de seu gabinete no sentido de reequipá-las.
Na ocasião agradeceu os esforços de seu assessor especial Sr. José Genoino que denodadamente envidou todos os esforços para que o projeto chegasse a bom termo antes de ter de retirar-se para tratar de assuntos relativos a um estabelecimento mantido pelo governo federal ao qual deverá dedicar-se 24 horas por dia, sete dias por semana por tempo a ser determinado.
Posto isto anunciou a compra de 120 aviões franceses, de um modelo já consagrado pelas vitórias em muitos combates aéreos, produzido pela SPAD (Societé Pour L’Aviation et ses Derivés) . Esta aeronave goza de grande prestígio dado seu uso intensivo pelas forças aéreas da França, Inglaterra e Estados Unidos.
Com vistas a simplificar o processo de aquisição de novas armas silenciosas o exército receberá o armamento ilustrado abaixo. A grande vantagem é que poderá ser produzido nas próprias oficinas militares, a partir de excelente aço de molas de caminhão. Uma vantagem suplementar é que os próprios soldados poderão fabricar sua munição quando estiverem em lugares difíceis de re-suprir.
Finalmente a marinha será equipada com navios de operação extremamente econômica e ecológica dada a possibilidade de operação com combustível renovável.
Este programa será apresentado à Presidente Dilma nas próximas semanas. Calcula-se que seu custo será por volta de 2,5 bilhões de dólares, dos quais 100 milhões para a aquisição do equipamento e o restante relativo aos custos administrativos.
O Ministro declarou que esta a tarefa foi a mais gratificante de sua longa carreira salvo por sua atuação na produção do filme “Os Cafajestes”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário