Imagino que a jovem brasileira Andressa Barbosa não imaginava a repercussão que o vídeo produzido paraInternational Week na Brook University de Ontario poderia produzir na internet.
“What do you know about Brazil?” (O que você sabe sobre o Brasil?) já foi visto mais de 80 mil vezes desde sua publicação na última terça-feira. No vídeo, Andressa pergunta a canadenses questões gerais sobre o Brasil e constata que muito pouco eles sabem sobre a nossa cultura e sociedade.
Sim, no Brasil se fala português. Brazilian não é um idioma, é uma nacionalidade. Buenos Aires não fica no Brasil e sim na Argentina. E a nossa terrinha é o quinto maior país do mundo em território e população. E sim, todo brasileiro vivendo no Canadá já viveu uma ou todas essas situações, e com um sorriso amarelo corrigiu o amigo canadense na mesa de pub.
O vídeo de Andressa seria mais do mesmo se não tivesse capturado uma qualidades mais nobres do canadense: o espírito esportivo! Na metade do vídeo, talvez encorajados por alguns acertos, os entrevistados começam a falar sobre o que eles realmente sabem sobre o Brasil. “No Rio, a estátua gigante de Jesus Cristo,” “É um país de mulheres bonitas,” “o melhor time de futebol do mundo,” e por aí vai.
Imagino que entre as perguntas e respostas muitos deles quiseram saber mais, conversar sobre o país de Andressa e ter uma boa história sobre o Brasil para dividir com os amigos no futuro.
E quando penso nessas histórias é que vejo o quanto nós, brasileiros no exterior e no Brasil, só permitimos que o mundo nos veja por nossas mulheres bonitas, samba e futebol. OK, talvez eu esteja exagerando, mas por que toda vez que vou a uma churrascaria brasileira no exterior o entretenimento é ligado a um ou uma combinação desses assuntos?
Por que não exportamos a Folia de Reis, por exemplo?
Se a única foto que mandamos para os nossos amigos no exterior é com um boto/papagaio/mico está certo eles pensarem que no nosso país existem animais selvagens, não?
Em “What do you know about Brazil?” também fala de multiculturalismo e como Brasil e Canadá estão próximos; o Brasil à frente do Canadá já que anos de miscigenação incorporaram culturas diferentes gerando algo que por eles é visto como uma cultura homogênea.
Ainda não sabemos o efeito que a nossa cultura vai produzir na formação de uma cultura única canadense, mas daqui ou daí temos todos o dever de representar o nosso país da melhor forma possível, com histórias que representem o nosso orgulho pela nossa terra e não como um anúncio clichê.
E você, o que você sabe sobre o Brasil?
Veronica Heringer é bacharel em Jornalismo pela PUC-Rio, mestre em Media Production pela Ryerson University e estrategista em marketing digital. Bloga noMadame Heringer.com e escreve para o Blog do Noblat aos domingos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário