sábado, 13 de outubro de 2012

Com que piso eu vou??? Bambu


Você já viu ou ouviu falar do piso de bambu? Para muitos pode causar estranheza imaginar que comida de Panda possa gerar um piso mas siiiim ele pode isso e muito mais!!! Vem ver!!!

Um pouco sobre o bambu...

O bambu é uma planta da família Gramineae, a mesma da cana-de-açúcar, que possui mais de 1.000 espécies distribuídas em cerca de 70 gêneros. Pode-se encontrar bambu em todos os continentes, com exceção da Europa, e nas mais diversas condições de clima e altitude.

Os povos asiáticos mantêm uma tradição milenar na utilização do bambu, observando-se o surgimento e a perpetuação de várias construções onde o material utilizado é o bambu. Grande parte dos monumentos e edifícios que hoje são símbolos da arquitetura hindu, como o Taj Mahal, utilizaram o bambu em suas estruturas. Devido à sua flexibilidade e resistência, foi utilizado na construção de arcos e abóbadas.

O piso de bambu

O piso de bambu é composto por lâminas de bambu prensadas na vertical ou na horizontal. A prensa na vertical deixa um aspecto mais homogêneo já que não é possível ver os nós do bambu, enquanto a prensa na horizontal deixa os nozinhos aparentes. O piso possui encaixe macho e fêmea e a a instalação é feita com cola PU diretamente sobre o contrapiso que deve estar nivelado e limpo. 

Piso bambu prensa vertical acabamento carbonizado

Piso bambu prensa horizontal acabamento carbonizado

O piso tem quase 10cm de largura e apenas 1.5cm de espessura. Ele também é muito prático pois já vem pronto, ou seja, não precisa raspar, aplicar verniz e esperar secar. Após a instalação o local é liberado para trânsito leve em 7 horas e para trânsito pesado em 24 horas. 

O piso de bambu é altamente resistente. Mais resistente até do que muitos tipos de madeira!!! Ele possui alta concentração de fibras o que o torna um material muito denso e resistente, podendo substituir a madeira com eficiência. Além disso a manutenção é fácil, necessitando apenas de um pano úmido, vassoura ou aspirador.

Piso bambu prensa vertical

Piso de bambu prensa horizontal

O grande "x" da questão para se optar pelo piso de bambu é o fato de ser um piso ecológico. Enquanto uma árvore demora décadas para crescer o bambu em 4 ou 5 anos está pronto para colheita.

Como as inovações não param, hoje em dia além do piso natural, é possível encontrar piso de bambu até coloridos ou imitando demolição. Além do piso o bambu também pode ser utilizado em forros e revestimento de móveis.



Se você procura um material natural, aconchegante e sustentável é uma ótima dica mas espere pagar um pouco mais caro por esse produto. Nem tudo é perfeito né?! Mas vale a pena consultar!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário