12/10/2012
O ambiente de trabalho, por si só, pode ser estressante. O problema pode ser agravado se ele conta com funcionários difíceis de se relacionar. Saiba como lidar com essas pessoas
Crédito: Shutterstock.com
Tem sempre alguém no grupo que nunca encontra motivos para estar feliz
Tão bom seria se pudéssemos se desligar dos outros no escritório e trabalhássemos numa bolha, sem complicações e estresse proveniente dos outros. Infelizmente, isso é impossível. A interação social é essencial para boas ideias e saber se relacionar bem com os outros é uma habilidade que todo chefe preza. Porém, sempre tem aquele que irrita, com quem é difícil de conviver.
Confira 5 tipos de funcionários difíceis de conviver e como lidar com eles:
1. O tagarela
Esta pessoa adora contar histórias e dividir até os últimos pensamentos dela. Ela não faz por mal e não quer prejudicar você, porém atrapalha a sua concentração e atrasa suas tarefas. A melhor forma de lidar com esse tipo de gente é colocar a culpa em você mesmo e não nela. Explique que você não consegue se concentrar com as histórias dela. Mesmo assim, se você realmente gosta da companhia dela, convide-a para almoçar com você e bata bastante papo com ela no horário de almoço.
Esta pessoa adora contar histórias e dividir até os últimos pensamentos dela. Ela não faz por mal e não quer prejudicar você, porém atrapalha a sua concentração e atrasa suas tarefas. A melhor forma de lidar com esse tipo de gente é colocar a culpa em você mesmo e não nela. Explique que você não consegue se concentrar com as histórias dela. Mesmo assim, se você realmente gosta da companhia dela, convide-a para almoçar com você e bata bastante papo com ela no horário de almoço.
2. O fofoqueiro
O fofoqueiro parece saber tudo de todo mundo e quer dividir o que sabe. Será que você realmente precisa saber o que aquele colega tem a dizer? É um pouco difícil evitar escutar o que as pessoas comentam, afinal, elas podem estar ao seu lado e não tem muito o que fazer se isso acontecer. O ideal é que você não repasse isso e não se torne outro fofoqueiro, uma vez que esses rumores têm muito de verdade, mas também muito de mentiras.
O fofoqueiro parece saber tudo de todo mundo e quer dividir o que sabe. Será que você realmente precisa saber o que aquele colega tem a dizer? É um pouco difícil evitar escutar o que as pessoas comentam, afinal, elas podem estar ao seu lado e não tem muito o que fazer se isso acontecer. O ideal é que você não repasse isso e não se torne outro fofoqueiro, uma vez que esses rumores têm muito de verdade, mas também muito de mentiras.
3. O “reclamão”
Tem sempre alguém no grupo que nunca encontra motivos para estar feliz. Ou as costas dele estão doendo, ou televisão dele quebrou, ou o café do serviço é amargo demais, etc. É claro que é válido reclamar de coisas que não vão conforme esperávamos em nossa vida. Porém, quantas vezes acontecem imprevistos em nossas vidas? Todos passamos por isso. A diferença é que uns tentam mudar agindo e outros simplesmente reclamam.
Tem sempre alguém no grupo que nunca encontra motivos para estar feliz. Ou as costas dele estão doendo, ou televisão dele quebrou, ou o café do serviço é amargo demais, etc. É claro que é válido reclamar de coisas que não vão conforme esperávamos em nossa vida. Porém, quantas vezes acontecem imprevistos em nossas vidas? Todos passamos por isso. A diferença é que uns tentam mudar agindo e outros simplesmente reclamam.
4. O “delegador”
O delegador é aquele que só passa tarefas, nunca cumpre. Não estamos falando daqueles que realmente têm essa função, como gerentes ou líderes de times. São aqueles que estão na mesma posição que você, mas acham que você tem que para o que você está fazendo e ajudá-lo ou simplesmente fazer o que eles deveriam fazer. Nesses casos, se não tiver condições de auxiliá-lo, recuse o pedido e diga a ele que você tem também tem suas próprias tarefas a realizar.
O delegador é aquele que só passa tarefas, nunca cumpre. Não estamos falando daqueles que realmente têm essa função, como gerentes ou líderes de times. São aqueles que estão na mesma posição que você, mas acham que você tem que para o que você está fazendo e ajudá-lo ou simplesmente fazer o que eles deveriam fazer. Nesses casos, se não tiver condições de auxiliá-lo, recuse o pedido e diga a ele que você tem também tem suas próprias tarefas a realizar.
5. O ladrão de créditos
O ladrão de créditos não reconhece nenhuma contribuição que recebeu de outros e aceita todos os elogios sem nem mencionar que não realizou aquilo sozinho. Mencione isso ao seu colega e peça-o para que ele reconheça sua participação. Se ele não mencionar você, ou se isso acontecer de novo, garanta que você contou a quem deveria contar que também participou de certo projeto. Em seguida, ao menos que você tenha sido designado a trabalhar com essa pessoa, evite contribuir com ela de novo.
O ladrão de créditos não reconhece nenhuma contribuição que recebeu de outros e aceita todos os elogios sem nem mencionar que não realizou aquilo sozinho. Mencione isso ao seu colega e peça-o para que ele reconheça sua participação. Se ele não mencionar você, ou se isso acontecer de novo, garanta que você contou a quem deveria contar que também participou de certo projeto. Em seguida, ao menos que você tenha sido designado a trabalhar com essa pessoa, evite contribuir com ela de novo.
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