É crescente o número de empresas e profissionais autônomos que optam por trabalhar via home office. O trânsito infernal das grandes cidades, a economia de não ter um custo com um espaço físico subutilizado, a segurança de estar perto da família e o conforto de poder fazer o seu horário sem dúvida são os principais itens que levam muitas pessoas a adotar ou a sonhar em trabalhar no conforto do seu lar. Mas para isso dar certo seguem algumas dicas para fazer o trabalho render e também alguns ambientes que vão servir de inspiração para montar seu cantinho de trabalho em casa.
1. Separe um ambiente para seu espaço de trabalho
2. Estipule Horários Fixos
Acho esse o maior desafio de todos! Tem gente que acha que vai começar a trabalhar a hora que acordar e terminar na hora que der sono. Se você fizer isso, vai estafar, acabar com o casamento ou virar um workaholic dos piores. Precisa ter horário de começo e término! Precisa ter horário de almoço. Precisa ter horário de cafezinho e limite para hora extra. Tem de ser horário fixo, para criar uma rotina séria, depois que estiver funcionando ai você flexibiliza.
3. Vista-se adequadamente
Parece besteira, mas é uma coisa que faz a diferença no home Office. Se você acordar e ficar de pijama trabalhando, ligando para cliente, etc é meio estranho não acha? Tipo ir para a balada de terno e gravata ou ir para a academia de calça jeans. Se vista como se fosse trabalhar, ajuda a pontuar a transição de “home” para “Office”.
4. Acordo com a Família
Se você tem filhos pequenos precisa ter alguém para te ajudar, não dá para trabalhar e cuidar das crianças. Com filhos maiores é possível definir limites mas não deixe de conversar com a família que a casa é seu local de trabalho, definir algumas boas regras de convivência são interessantes. Afinal, seu cliente não vai entender seus filhos brigando, seu cachorro latindo e a emprega berrando tentando controlar tudo isso.
5. Invista em tecnologia
A maioria das empresas fornece um notebook para esse trabalho em casa e provavelmente uma conexão com Internet. Caso esse não seja seu caso, é legal considerar a compra de um computador exclusivo para seu trabalho. Além de funcionar como backup, é mais seguro e evita misturar o computador da casa com coisas de trabalho. Vale também investir em equipamentos como uma impressora multi-funcional, uma boa conexão com a internet, headsets, e um bom telefone voip para ligações.
Fontes: Blog senhor do seu tempo - Você SA | Casa de Valentina | Pinterest | Débora Aguiar
1. Separe um ambiente para seu espaço de trabalho
Se você tiver um quarto isolado para seu escritório é a melhor opção, se não tiver, faça um canto da casa um ambiente profissional. Com uma mesa adequada, uma cadeira ergométrica bacana (acho que aqui vale o investimento), excelente iluminação e de preferência longe de distrações visuais ou olfativas. Veja as fotos abaixo e inspire-se para criação do seu cantinho.
Projeto Débora Aguiar |
Acho esse o maior desafio de todos! Tem gente que acha que vai começar a trabalhar a hora que acordar e terminar na hora que der sono. Se você fizer isso, vai estafar, acabar com o casamento ou virar um workaholic dos piores. Precisa ter horário de começo e término! Precisa ter horário de almoço. Precisa ter horário de cafezinho e limite para hora extra. Tem de ser horário fixo, para criar uma rotina séria, depois que estiver funcionando ai você flexibiliza.
3. Vista-se adequadamente
Parece besteira, mas é uma coisa que faz a diferença no home Office. Se você acordar e ficar de pijama trabalhando, ligando para cliente, etc é meio estranho não acha? Tipo ir para a balada de terno e gravata ou ir para a academia de calça jeans. Se vista como se fosse trabalhar, ajuda a pontuar a transição de “home” para “Office”.
4. Acordo com a Família
Se você tem filhos pequenos precisa ter alguém para te ajudar, não dá para trabalhar e cuidar das crianças. Com filhos maiores é possível definir limites mas não deixe de conversar com a família que a casa é seu local de trabalho, definir algumas boas regras de convivência são interessantes. Afinal, seu cliente não vai entender seus filhos brigando, seu cachorro latindo e a emprega berrando tentando controlar tudo isso.
5. Invista em tecnologia
A maioria das empresas fornece um notebook para esse trabalho em casa e provavelmente uma conexão com Internet. Caso esse não seja seu caso, é legal considerar a compra de um computador exclusivo para seu trabalho. Além de funcionar como backup, é mais seguro e evita misturar o computador da casa com coisas de trabalho. Vale também investir em equipamentos como uma impressora multi-funcional, uma boa conexão com a internet, headsets, e um bom telefone voip para ligações.
Fontes: Blog senhor do seu tempo - Você SA | Casa de Valentina | Pinterest | Débora Aguiar
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