domingo, 23 de setembro de 2012

Franquia imobiliária, vale a pena?



O mercado imobiliário brasileiro, depois de anos de estagnação, evoluiu muito rapidamente. A evolução ocorreu em todos os sentidos, desde as relações entre consumidores e construtoras, passando pelo crédito imobiliário e mais recentemente a unificação, em um grande player do mercado, de suas marcas onde todas as suas empresas de intermediação no Brasil já estão trabalhando sob o mesmo “guarda-chuva”, isso indica uma tendência aqui que já é realidade em países como os Estados Unidos.
No mesmo sentido dessa empresa de atuação nacional que unificou sua fachadas com uma única marca, podemos observar a chegada de redes internacionais de franquias imobiliárias, até então esse era um modelo de franquia totalmente desconhecido dos brasileiros, mas que aos poucos vai mostrando sua capacidade de expansão e colocando cada vez mais empresas sob o mesmo “guarda-chuva” de marca. Dentro dessas redes, um número cada vez maior de empreendedores de outros segmentos pode, utilizando o modelo de franquia, iniciar em um mercado muito atrativo.
Mas para os empresários imobiliários que já atuam no setor essas redes agregam? A resposta a essa pergunta pode ser a chave para fazer com que esse novo conceito de marca unificada se estabeleça de forma definitiva como processo evolutivo em nosso País.  Em minha opinião, e sou suspeito para falar pois trabalho para uma rede de franquias imobiliárias recentemente chegada ao Brasil, acho que sim, existe valor agregado para o empresário imobiliário. E proponho a reflexão dos seguintes pontos:
- Quantas imobiliárias possuem estruturas e processos definidos por manuais de procedimentos?
- Quantos possuem uma equipe trabalhando no desenvolvimento de novas tecnologias, tecnologias de ponta com parceiros como Google, Microsoft e Apple?
- Quantos possuem um programa de treinamento para seus corretores com foco na melhoria contínua, reciclagem e especialização?
- Quantas possuem um projeto de expansão de marca, com verbas definidas e ações constantes?
- Quantas permitem ao seu gestor focar sua energia mais nos negócios e menos na gestão de marketing, tecnologia, treinamento, processos, etc.?
Esse é o objetivo de uma rede de franquias, compartilhar negócios com ética, processos definidos, ter a melhor tecnologia disponível, o melhor programa de treinamentos e fortalecer a marca em um projeto de expansão consistente e sustentável, tudo isso exigindo um investimento mínimo se levarmos em consideração os percentuais de royalties cobrados.
Para aqueles que não conseguem ver valor agregado na conversão de sua imobiliária em uma marca franqueada eu faço uma outra reflexão.  Se marcas de franquia não agregam, como elas cresceram tanto em países com mercados altamente competitivos como o dos EUA, lá mais da metade dos corretores de imóveis trabalham em uma rede de franquia imobiliária. Se você acha que elas não trarão novos negócios para sua empresa porquê possui maior conhecimento local e relacionamento, então pense, o que aconteceria se um médico, um advogado, um professor ou mesmo o dono da padaria mais conhecida da cidade abrisse uma franquia imobiliária na sua rua, certamente pra ele o relacionamento com os clientes não seria um problema e os serviços oferecidos podem ser uma vantagem competitiva que você não consegue ter acesso investindo sozinho.
O processo é evolutivo, marcas unificadas se tornarão mais fortes, é um novo modelo de atuação que propõe mais do que o compartilhamento de clientes e produtos, a questão é, você já conhece o funcionamento do sistema de franquia imobiliária, as marcas existentes e os serviços oferecidos? Se não conhece, eu sugiro, faça ao menos uma pesquisa para saber quem serão os seus próximos concorrentes, esse é o primeiro caminho para tomar uma decisão estratégica importante para sua empresa no futuro.

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