sábado, 11 de agosto de 2012

Nervos de Aço, por Maria Helena R.R. de Sousa



Assim como Roberto Jefferson, no início da Saga do Mensalão, também evoco o grande Lupiscínio Rodrigues pois só com Nervos de Aço foi possível enfrentar essas duas semanas do julgamento da ação penal ora em curso no STF.
Começo pelo José Dirceu. Fiquei enternecida com sua passagem pelo governo Lula. Quem diria que aquele jovem audaz, que lutou como um bravo pelo Brasil, ao chegar, com seu partido, ao coração do Poder, iria ficar sentadinho na sala da Casa-Civil da Presidência da República à espera da campainha do chefão? Para minha enorme surpresa, ao que parece, ele tinha menos poder que uma mera secretária-executiva.
E o José Genoíno? Presidente tampão do PT quando o Dirceu foi para o Planalto, não mandava lhufas. Aliás, segundo as defesas dos dois, Dirceu e Genoíno, eles ligaram o piloto automático e deixaram a nave PT no meio do oceano, ao Deus dará. Será que foi por isso que... quer dizer, será que é por isso que hoje o PT está com o casco meio estropiado?
Marcos Valério, o fantástico e abnegado publicitário que fiava a roca do dinheiro por amor ao PT (e por amizade ao fagueiro Delúbio) é uma vítima; Delúbio, tão prestativo como sempre (lembram-se dele agachado para melhor acender a cigarrilha do Lula?), devotado ao chefe, não ia ser ingrato e deixar de mencionar o santo nome. Sua defesa falou no Grande Dia: o da montagem da chapa Lula e José Alencar, em reunião na qual Lula estava presente! Foi um momento sublime...
E as duas moças que trabalhavam na SMP&B, agência de publicidade de Marcos Valério? Francamente, que crueldade! Trabalhavam em um pequeno espaço chamado porão, dividiam uma mesa nessa salinha apertada, ganhavam mal, se submetiam àquilo tudo com medo de perder o emprego. Só obedeciam ordens. Não foi mencionado, mas eu pergunto: será que ao menos tinham um banheiro só para elas? Ou nem isso?
O máximo dos máximos foi saber que Henrique Pizzolato nem desconfiou que no pacote que lhe foi entregue pelo criativo Marcos Valério havia R$ 326.660. O que ele pensou que o pacote pudesse conter, não sei, nem desconfio...
E a defesa de José Roberto Salgado, feita pelo ex-ministro Márcio Thomaz Bastos? Foi até curioso ouvir a sacada do Dr. Bastos: as acusações contra seu cliente ele chamou de "construção mental". Apesar de diretor do banco que concedia os vultosos empréstimos, Salgado não podia ser responsabilizado pelos possíveis delitos cometidos no banco. Outro inocente.
(Aliás, não houve crime, não houve mensalão, não houve nada. Para uma coisa que não aconteceu, como rende esse assunto, não acham? Completou sete anos, já está quase um rapazinho...)
Foram de fato alguns dias de suspense e tédio. Para Nervos de Aço. Para aguentar o suspense e vencer o tédio. Valentes juízes do STF. O Brasil vai lhes ficar devendo, seja qual for o final do julgamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário