sábado, 11 de agosto de 2012

Assassinato: muito diferente do Brasil, nova rica deve ser condenada à morte na China e marido foi deposto do cargo

Posted: 11 Aug 2012 08:53 AM PDT
O julgamento de Gu Kailai, esposa do deposto chefe do Partido Comunista da China, Bo Xilai, acusada de assassinato, teve fim nesta quinta-feira. O julgamento realizado em um tribunal de Hefei, no leste do país, ainda não teve um veredicto. A ré estava sendo acusada, juntamente com o assistente da família, Zhang Xiaojun, pelo assassinato premeditado do empresário britânico Neil Heywood. Neil que também era amigo da família foi morto em novembro do ano passado.

Gu Kailai, mulher do líder deposto mandou matar empresário
Segundo o porta-voz do tribunal, Tan Yigan, Gu foi identificada como autora intelectual do crime e Zhang o executor e, em nenhum momento, a esposa do ex-líder político chinês mostrou objeções à acusação. Apesar de parecer claro a culpabilidade dos autores do crime, as autoridades disseram que é preciso esperar um pouco para anunciar a sentença, que deverá ser a pena de morte.

O escândalo veio a tona no último mês de fevereiro quando Wang Lijun, vice-prefeito de Chongqing e braço direito de Bo, pediu asilo no consulado dos Estados Unidos na cidade de Chengdu e denunciou a má conduta de Bo Xilai e os vínculos de Gu com a morte de Heywood.

As declarações colocaram em cheque o cargo do popular Bo e, de forma quase simultânea, quando anunciaram que sua esposa e seu assistente eram "altamente suspeitos" pelo assassinato do empresário britânico, o Comitê Central do Partido Comunista anunciou seu afastamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário