domingo, 22 de julho de 2012

Armadilha em apartamento de atirador do Colorado poderia ter destruído um prédio, diz policial Agentes que conseguiram desarmar os explodivos se disseram surpresos com a sofisticação da armadilha




Agentes federais trabalham do lado de fora do apartamento de James Holmes. No sábado a polícia conseguiu desativar com uma explosão controlada a armadilha deixada pelo atirador Foto: AP

Agentes federais trabalham do lado de fora do apartamento de James Holmes. No sábado a polícia conseguiu desativar com uma explosão controlada a armadilha deixada pelo atiradorAP
AURORA, Colorado - A sofisticada armadilha de explosivos implantada pelo atirador do Colorado em seu próprio apartamento poderia ter destruído todo o prédio caso tivesse sido acionada, informou um agente envolvido na operação de desarme das bombas. No sábado, agentes do FBI conseguiram desarmar a armadilha ao realizar uma explosão controlada nos explosivos encontrados no apartamento de James Holmes, o homem apontado como responsável pelo massacre em um cinema na cidade de Aurora, na sexta-feira, durante a pré-estreia do filme "Batman - O cavaleiro das trevas ressurge".
Dentro do apartamento, policiais encontraram 30 explosivos cheios de pólvora, dois recipientes cheios de líquidos aceleradores e um número desconhecido de balas deixadas para explodir em um possível incêndio.
- Dada a quantidade de explosivos que estavam lá, se eles detonassem, você teria uma explosão muito grande, seguida de efeitos térmicos dos líquidos incediários que teriam destruído o complexo de apartamentos. É seguro dizer que o edifício inteiro teria queimado - disse um oficial sob a condição de anônimato à Reuters.
Na operação de desarme da armadilha, realizada remotamente por um esquadrão anti-bombas, um robô foi posicionado com um canhão de água próximo ao sistema de explosivos. As bombas foram então acionadas pelo robô e abafadas pelo canhão de água.
Devido ao risco de acidente, cinco prédios de apartamentos da região foram esvaziados.
Ao ser preso no estacionamento do shopping onde fica o cinema, Holmes disse a policiais que sua casa estava cheia de explosivos, o que acabou sendo confirmado.
- Eu pessoalmente nunca tinha visto nada daquilo que as fotos nos mostram que tem lá dentro - relatou Dan Oates. - Eu vi um monte de fios, bobinas de fios, muita munição, baldes cheios de líquido e objetos que parecem morteiros.
Os explosivos cheios de pólvora - semelhantes a morteiros usados em fogos de artifícios - foram espalhados por toda a sala de estar do apartamento. As bombas foram conectadas à uma caixa de controle improvisado na cozinha, projetada para ser acionada à entrada do apartamento com o claro propósito de matar as primeiras pessoas que entrassem no local.
Para os policiais, a armadilha potencialmente letal mostrou um raro grau de sofisticação dificilmente encontrado em bombas caseiras desarmadas nos EUA.
- O fato dele ter usado munição talvez mostre um certo grau de falta de conhecimento, mas há um nível de sofisticação em todo o resto do que vimos no apartamento - disse outro agente que preferiu permanecer anônimo.
Atirador comprou cartuchos para armas pela internet
James Holmes comprou mais de 6 mil cartuchos de munição e múltiplos carregadores pela internet nos últimos 60 dias, segundo informações da polícia. o atirador usou os armamentos para carregar duas pistolas Glock, uma espingarda e uma escopeta, artefatos usados durante o tiroteio que deixou 12 mortos e 58 feridos.
- Meu entendimento é que todas as armas que ele possuía, foram adquiridas legalmente. Toda a munição que ele tinha, foi adquirida legalmente - afirmou o chefe de polícia de Aurora, Dan Oates, acrescentando que, com os múltiplos carregadores, é possível fazer até 60 disparos em apenas um minuto.
A polícia ainda não sabe como Holmes obteve o colete à prova de balas e a máscara de gás que usava no ataque. As quatro armas foram compradas em revendedores locais. Larry Whiteley, porta-voz da rede de lojas Bass Pro Shops, afirmou que a empresa cumpriu as regras federais quando vendeu uma escopeta e uma pistola a Holmes:
- A revisão dos antecedentes criminais, como requer a lei federal, foi realizada apropriadamente, e (Holmes) foi aprovado.
A polícia diz que o suspeito não tem antecedentes criminais. Nascido em San Diego, Holmes era formado em Neurociência pela Universidade do Colorado e iniciou um doutorado em "Distúrbios psiquiátricos e neurológicos", no segundo semestre de 2011. No mês passado, ele teria começado um processo para abandonar o curso, mas fontes da universidade não souberam o motivo.
Ainda segundo o chefe de polícia, Holmes terá sua primeira aparição perante um tribunal federal já na próxima segunda-feira. O criminoso está sob custódia na prisão de Arapahoe County e, de acordo com Oates, já tem um advogado para representá-lo.
Matança no Colorado foi 'crime hediondo'
Em seu programa de rádio transmitido pela internet neste sábado, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, qualificou o ataque como um lembrete de que a vida é frágil e prometeu que o governo federal está pronto a fazer tudo o que puder para buscar justiça às vítimas desse 'crime hediondo'.
“Mesmo que nós venhamos a compreender como isso aconteceu e quem é o responsável, nós talvez nunca possamos entender o que leva alguém a aterrorizar outros seres humanos”, disse Obama em seu pronunciamento semanal de rádio e Internet, transmitido neste sábado.
Familiares das vítimas e centenas de moradores fizeram uma vigília na madrugada deste sábado. Os moradores deixaram flores, velas e cartas em sinal de luto pelos mortos na ação. Uma das cartas dizia: "Para nossas almas inocentes. Isso é para vocês, nós nunca vamos esquecer".

Nenhum comentário:

Postar um comentário