domingo, 18 de janeiro de 2015

Clemência e Intimidação


Posted: 17 Jan 2015 04:13 AM PST

Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Paulo Roberto Gotaç

Fato: pela lei do estado independente da Indonésia, o tráfico de drogas, quando comprovado, é punido com a pena de morte. 

Outro fato: o cidadão brasileiro Marco Archer foi flagrado em 2004 tentando entrar com drogas ilícitas naquele país, o que motivou a abertura de um processo que se arrastou por dez anos e culminou recentemente com a imposição da pena capital. 

Realidade: negócios ilegais envolvendo narcóticos e seus atravessadores,constituem o principal motivo da decomposição pela qual estão passando várias sociedades no mundo de hoje, com desdobramentos de violência e crime.  

Assim, em que pese o fato lamentável de  um brasileiro condenado estar prestes a ser executado e, apesar de serem reconhecidos os esforços louváveis originários de Brasília no sentido de tentar a comutação da pena, nada justifica o tipo de ameaça implícita na manifestação oficial da Presidente Dilma, veiculada pelo Sr. Marco Aurélio Garcia, uma espécie de Rasputin da política externa do Brasil, afirmando que a decisão do governo indonésio de não atender aos apelos, lançará uma sombra nas relações entre os dois países. 

Terá ela esquecido que o governo do seu partido negou à justiça italiana a extradição do terrorista assassino Cesare Battisti, hoje vivendo tranquilamente em alguma praia do litoral brasileiro,  e que, nem por isso, tenha qualquer representante daquele governo insinuado o sombreamento das boas relações bilaterais? 

Pedido de clemência por cidadão condenado é elogiável. 

Tentar intimidar um governo amigo para lucrar politicamente, é lamentável. 


Paulo Roberto Gotaç é Capitão de Mar e Guerra, reformado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário