quinta-feira, 4 de setembro de 2014

OBRA-PRIMA DO DIA (ARQUEOLOGIA) Uma rica herança Romana no interior da Inglaterra


Em Chedworth, no condado de Gloucester, sudoeste da Inglaterra, há um tesouro da época dos Romanos: uma vila, enorme, que foi sendo construída em fases que foram dos séculos II ao IV. Foi no século IV que a construção, antes modesta, passou a ser a representante, nessa parte do mundo, de como vivia a elite Romana.
A casa ocupa três lados de um pátio. Servida por um hipocausto para toda a ala ocidental, onde ficam a sala de jantar (triclinium) com seu maravilhoso piso em mosaicos e duas áreas para os banhos: uma para banhos com vapor quente e outra com calor seco; também podem ser vistas, ao fundo da foto, as bem conservadas latrinas (abaixo).


A vila foi descoberta em 1864 pelo guarda-caça Thomas Margetts que cavava por ali em busca de um furão que causava estragos nas plantas. Ele tropeçou no fragmento de um mosaico e ficou tão impressionado com a beleza da peça que procurou seu patrão, o Conde de Eldon, dono da propriedade. O conde iniciou por sua conta as escavações e chegou a refazer alguns telhados destruídos pelo tempo.


Em 1924 o National Trust comprou a propriedade e criou um programa de conservação, além de um pequeno museu para abrigar peças encontradas nas imediações.
Historiadores debatem se a vila era a sede de uma fazenda ou uma pousada para religiosos. Há bons argumentos para ambas as teorias, mas a maioria pensa que Chedworth era a sede da fazenda de um Romano muito rico.
O que mais impressiona em Chedworth são os mosaicos: alguns estão em ótimas condições e exatamente onde foram colocados originalmente, pois se tivessem sido mexidos, os especialistas notariam. Outros precisam ser restaurados.




Foram criadas passarelas para o visitante andar por cima dos mosaicos, sem neles pisar, e assim poder ver as maravilhas de seus desenhos e a qualidade do material usado.
A casa tinha muitas salas e onze têm o piso em mosaicos. Serviam a fins diversos, embora as funções exatas não tenham sido inteiramente descobertas. Ela não reinava sozinha: na região havia cerca de cinquenta vilas.


Localizada num vale profundo e coberto por bosques, a alguns passos da vila há um templo Romano, às margens do rio Coln. Erguida numa posição protegida sobre a antiga estrada Romana chamada Caminho Fosse, ao norte de uma grande cidade Romana, Corinium Dobunnorum (hoje Cirencester), bem ao lado havia uma fonte de água que servia aos seus moradores e onde eles construíram um templo para as ninfas, o Nymphaeum. A parede curva que protege o templo e sua piscina de água para o deleite das ninfas, tem dois metros de altura e sua construção é a original. Na borda da piscina, está gravada uma inscrição cristã (acima)
Os historiadores pensam que a vila foi abandonada no século V.

                                    As ruínas de Chedworth. Ainda falta muito para ser descoberto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário