quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Cartas de Nova Iorque:O Respiro do Verão, por Luisa Leme


Agosto, normalmente, é o mês mais quente e insuportável em Nova Iorque.
O verão aqui é divertido, com todos sempre querendo aproveitar o dia que invade a noite, mas agosto costuma castigar. O metrô sempre quente demais ou com vagões inadequadamente gelados. As ruas ficam fedidas, o lixo invade o nariz, os turistas ocupam todas as calçadas, as filas das sorveterias são quase proibitivas. A conta do ar condicionado vira uma ofensa às finanças.
Entretanto, em 2014, talvez porque o verão de Nova Iorque tenha sido o mais ameno em anos, eu senti pela primeira vez que agosto fez a cidade um pouco mais calma.
Os nova-iorquinos desaparecem. Até eu consegui viajar um pouquinho! Curti uma praia no lindo estado da Florida, graças ao Labor Day e a “summer Friday”, a sexta-feira de verão que muitos trabalhadores da cidade mais “workaholic” dos Estados Unidos aproveitam. Um dia de folga na semana só porque é verão, tradição criada pelos “mad men”, os publicitários dos anos 60.
Durante a estação ou, no meu caso, em agosto, muitas empresas em Nova York fecham seus escritórios depois do almoço ou declaram as sextas-feiras dias de folga, prolongando os finais de semana. Muita gente dá um jeito de tirar férias e viajar.
“Você pode aproveitar dez dias usando apenas 4 dias de férias,” disse uma amiga.
Quando eu conto para os americanos sobre o trabalhador brasileiro e a CLT, com os 30 dias de férias remuneradas por ano e um décimo terceiro no Natal, ninguém nem acredita.
Aqui onde ninguém descansa direito, são as sextas-feiras de folga que valem ouro.
E por causa disso, em agosto, quando todo mundo tira um tempinho para curtir o sol, as horas passam um pouquinho mais devagar, as pessoas estão menos agressivas e sair da neurose de trabalhar exatamente o tempo todo é um pouco mais fácil.
Sair da cidade faz bem: o céu que sempre fica escondido entre os prédios de Manhattan aparece, o mar que rodeia a cidade o ano inteiro fica mais bonito em outros lugares, as pessoas estão menos apressadas, mais gentis, curiosas para saber da sua história. De onde você veio? Nova Iorque? Então as férias são merecidas, não é? Como você foi parar lá?
E por isso, quando voltam, as pessoas de Nova York parecem ser mais felizes no verão.

Crianças brincam na água que jorra de um hidrante, Bronx, Nova York - Foto: Mario Tama / AFP 

Luisa Leme é jornalista e produtora de documentários. Passou pela TV Cultura e TV Globo em São Paulo, e pelas Nações Unidas em Nova York. Mora nos Estados Unidos há sete anos e fez mestrado em relações internacionais na Washington University in St. Louis. Escreve aqui sempre às quintas-feiras. Mantém o blog DoubleLNYC com imagens e impressões sobre Nova York. Twitter: @luisaleme

Nenhum comentário:

Postar um comentário