terça-feira, 5 de agosto de 2014

ABUTRES - Miranda Sá


by Miranda Sá

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandadasa@uol.com.br)

De vez em quando a mídia dá relevo a um termo que, como um meme, é um fenômeno de recepção e transmissão com divulgação maciça. Agora se fala de abutres. O que são abutres? São aves falconiformes carnívoras, como águias, gaviões e falcões, e, primos em segundo grau, os corvos. O Dicionário Aurélio registra designação brasileira para os urubus.
Os ‘abutres’ da hora, são os grupos financeiros que compram ações de empresas pré-falimentares, visando "ressuscitá-las" a longo prazo, lucrando com isto. A denominação "fundos abutres" é importada de Walt Street, nomeando os fundos “que gostam de carniça”, como os que levaram a Argentina ao calote por se recusarem negociar a dívida daquele país.
Os brasileiros, particularmente os letrados e bem informados, enfrentam a grave ameaça de outros abutres, os petralhas, que impedem o Brasil de trilhar o seu destino democrático, com desenvolvimento, justiça, liberdade, e livre da corrupção endêmica que se alastra na administração pública.
Lulo-petistas são capazes de ‘fazer o diabo’ para se manter no poder, ocupando posições de mando e as tenebrosas transações que levam o País à inadimplência igual a da Argentina, gêmea univitelina pela forma de governar.
É preciso reagir. Não podemos cair na desilusão e o abatimento, nem mesmo à resignação que atinge principalmente os jovens, como se observa na baixa procura ao título eleitoral às vésperas de uma importante decisão política.
Como virou moda falar de ‘abutres’ entre os ‘economistas’ narco-populistas, é preciso videogravar a revoada das aves brasileiras de rapina também presentes na estrutura política e administrativa do País, sem precedentes históricos.
A olhos vistos arma-se um golpe contra as instituições republicanas através do decreto 8243, e a base dessa ruptura constitucional está no aparelhamento do Governo e do Estado pelo partido ocupante do poder.
Isto não é novidade para os esclarecidos; mas passa despercebida pela população. Em grande parte, a alienação e o apoliticismo contribuem para isto; mas a corrosão vem da intervenção culposa e organizada dos abutres que bicam os poderes republicanos, nos ministérios e nas empresas estatais.
Esses gaviões corromperam os movimentos sociais, antes influentes, críticos e reivindicantes. Cooptados pela ideologia degenerada do PT, os sindicatos não passam de ninhos da pelegagem abutre, e aplainam o terreno para a marcha totalitária do lulo-petismo. E, pela mesma razão, a ABI, a CNBB, a OAB e a UNE se submetem ao governo narco-populista.
É também por causa dos falconiformes, a desatenção e inadvertência das classes médias, dos intelectuais, artistas, magistrados, médicos, militares e professores, assombrados com o assalto dos abutres. Assim, impera o silêncio diante do crescimento tumefacto dos ministérios e do abuso pelo aparelhamento de 25 mil cargos comissionados no governo federal.
Os cargos de livre nomeação no Poder Executivo passaram de 17,6 mil, no final de 2003, para 22,6 mil em outubro de 2013; e os DAS - Direção e Assessoramento Superior –, com funções de comando e/ou assessoria, cresceram 46% em uma década, chegando a 4.814.
Segundo reportagem investigativa da Folha de São Paulo, os salários desse bando partidário vão de R$ 2.152 a R$ 12.043 e aos nomeados se permite acumular o cargo nas ‘comissões’ dos conselhos administrativos.
Juntam-se aos abutres “estrelados” os falconídeos dos partidos associados ao peleguismo. Na maioria são incompetentes; e se resumissem suas funções apenas ao contracheque, até seria melhor para o País. A parte podre se locupleta para troca informações privilegiadas por propinas, e/ou facilitando licitações obtendo percentagens ilegais.
Ministros e diretores das estatais são lenientes com o vôo profuso e até festivo das aves de rapina nas esferas de sua influência. Servem aos aparelhados na estrutura administrativa e se servem deles sem sentimento de culpabilidade.
No processo degenerescente implantado pelo lulo-petismo esvoaçam os urubus oportunistas e carreiristas, sobrevoando a carniça que não querem largar nas próximas eleições. Por eles, já se tem notícia do uso de bens do Estado para propaganda eleitoral, com a Justiça Eleitoral alheia ao fato.
Meios de comunicação, transportes, deslocamentos remunerados e assessorias oficiais, estão à disposição dos cabos eleitorais que corvejam no PT-governo. Nem mesmo o ‘bolsismo’ subornante terá um efeito semelhante de coação no eleitorado.
É fundamental, portanto, que se levante um gigantesco espantalho para afastar os abutres prenunciadores da desgraça nacional. Para isso, precisamos fortalecer a resistência nas redes sociais contra o devastador aparelhamento e só assim poderemos enfrentar e derrotar o entulho da intoxicação e da decomposição que atraem os abutres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário