domingo, 8 de junho de 2014

CONSELHOS SOCIAIS FAZEM PARTE DA FARSA DEMOCRÁTICA




Roberto Perez
O comentarista Alvim Sil tocou no ponto-chave dessa farsa democrática: orçamento. Os Conselhos são os legitimadores dos Fundos Municipais e é ai que mora o perigo. As verbas não-carimbadas são de fundo a fundo e o prefeito faz o que bem entender com a verba, mas claro que sob a aquiescência do Legislativo. Ocorre que na maioria absoluta das vezes, os podres poderes mimetizam-se e a promiscuidade entre eles faz do contribuinte um mero elemento de retórica.
Esse modelo de Controle Social é fajuto e o Terceiro Setor virou apêndice dos mandatários. Basta olhar ao seu redor e ver quem são as pessoas atuantes nas ONGs, OSCIPs, Fundações e por ai vai (salvo raríssimas exceções). Prefeitos têm laranjas nas empreiteiras, criam ONGs pilantrópicas, vereadores são donos de Centros Sociais para angariar emendas parlamentares deles mesmos. Fazem o serviço que é atribuição do Estado, oferecendo ambulâncias (adesivadas com seu nome, o que é proibido) e praticam a famosa reboqueterapia , serviços ambulatoriais, assistencialismo barato e cestas básicas doadas por apenados da justiça. Assim é fácil demais fazer política social e maquiar a Lei de Responsabilidade Fiscal.
ORGANIZAÇÕES SOCIAIS
As OSCIPs (Organizações Sociais) são a grande jogada para burlar a Receita Federal e a Lei das Concorrências, servindo aos interesses dos que têm a chave do cofre. As ONGs se travestem de defensores de alguma causa, mas paradoxalmente, sendo não governamentais, vivem penduradas em editais públicos, autarquias ou fazem ponte com órgãos corruptos, via empresas contratadas. Um festival de irregularidades, contradições e farsas.
Nós apenas legitimamos o processo, nesses Conselhos de pilantropia, assim como é nas eleições que nos deixam boquiabertos na puração. Se duvidarem disso me digam como Severino Cavalcante, Maluf, Renan, Collor, Barbalho e outros corruptos condenados, cassados, renunciados, desmoralizados estão em exercício de mandato?
Somos as flores cortadas que servem apenas para que a moça bonita abra a porta a um garboso pretendente e quando o objetivo carnal é alcançado, vamos para o cesto de lixo, depois de murcharmos de inanição. Éramos cobiçados pelas abelhas e vamos servir de alimento às moscas.
Minha solidariedade aos idealistas que ainda lutam nesses movimentos orquestrados pelo mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário