terça-feira, 1 de abril de 2014

OBRA-PRIMA DO DIA (PINTURA) Giotto: Cenas da Vida de São Joaquim e Sant'Ana


A Capela:
A capela onde Giotto nos deixou o tesouro de seus afrescos foi mandada erguer por Enrico Scrovegni, um comerciante rico, politicamente ambicioso, que em 1300 adquirira as ruínas de uma antiga arena romana, em um terreno adjacente ao seu palácio.
Rico e poderoso, mas também usurário e orgulhoso, parece que seus contemporâneos não o tinham em muito alta conta. Mas o dinheiro sempre abrandou as antipatias e em março de 1302 ele obtém do bispo de Pádua autorização para erguer uma capela familiar.
O documento da autorização episcopal não mais existe, mas em 1304 o papa Bento XI publica uma bula concedendo aos visitantes da capela uma indulgência de um ano e quarenta dias se as visitas fossem feitas nos dias das festas da Natividade ou da Purificação e Assunção de Maria.
Em 1305 é publicada uma nota papal sobre a consagração de um dos altares da capela.

A Obra de Giotto:
A história de Joaquim e Ana é muito linda. Ele um dia vai ao Templo fazer oferendas e rezar para que Deus abençoe sua união com Ana e lhes dê o filho que aguardam há vinte anos, numa união que em tudo mais é feliz. O sacerdote o expulsa com rudeza, amaldiçoando-o por ser estéril.
Joaquim, deprimido, vai para o campo e se refugia entre pastores e rebanhos. Um dia um anjo lhe aparece e lhe diz que volte para Jerusalém e que vá se encontrar com Ana na Porta Dourada: os dois terão uma filha que se chamará Maria e que a menina, por sua vez, terá um Filho que mudará a face do mundo.


Joaquim segue a orientação do anjo e na Porta Dourada encontra sua mulher que também fora orientada por um anjo. Ana já carrega Maria em seu ventre. Os dois, num terno abraço, parecem se isolar dos outros à sua volta.
As pessoas ao redor são incapazes de fazer a distinção entre o sacro e o profano e não se dão conta, nem poderiam, que estão diante de um casal abençoado com a santidade. Os parentes e amigos se regozijam apenas com a felicidade daquele casal amigo.


O Encontro na Porta Dourada, em Jerusalém, é talvez o afresco mais conhecido de Giotto.
Muito se especulou sobre quem seria a mulher de preto, ao fundo da cena, que parece ser a única descontente com o que vê e que encobre o rosto. Estou convencida que é a fofoqueira da cidade.

O Sonho de Joaquim (dimensão: 2.00 x 1.85)
O Encontro na Porta Dourada, em Jerusalém (dimensão: 2.00 x 1.85)

Capella degli Scrovegni, Padova, Italia

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