Estudo realizado pela imobiliária Lopes mostra que 68% dos compradores acreditam que unidades compactas são uma tendência no mercado imobiliário.
Segundo a imobiliária, o aumento do número de solteiros, de casais sem filhos, o envelhecimento da população e a preocupação com a mobilidade urbana explicam o crescimento dos lançamentos de apartamentos menores, os chamados compactos ou studios.
O estudo foi baseado em 644 pesquisas realizadas em dezembro de 2013 com clientes que entraram em contato com a Lopes em busca de imóveis na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP).
Os resultados mostraram que 20% dos entrevistados não sabem dizer se os apartamentos compactos são uma nova tendência no mercado imobiliário e 12% não acreditam que sejam.
Questionados se concordariam em comprar um apartamento menor, 58% dos entrevistados responderam que sim e 42% disseram que não.
Dentre os que responderam sim, 61% têm como finalidade de compra moradia própria, 32% investimento, 4% ficar próximo ao trabalho, 2% ficar próximo aos centros urbanos e 1% para moradia de outra pessoa.
E dentre os que disseram que não comprariam um apartamento menor, 80% afirmaram que não comprariam porque o perfil está fora do procurado, 11% não têm interesse, 5% não comprariam por causa do preço e 4% não comprariam pois não consideram um bom investimento.
A pesquisa também revela que na RMSP os bairros nos quais os clientes da Lopes mais buscam apartamentos compactos foram: Tatuapé, Penha e Vila Mariana, nesta ordem.
Fonte: Priscila Yazbek de Exame.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário