quarta-feira, 26 de junho de 2013

FAMÍLIA CONSTRÓI CASA DE VIDRO NA COBERTURA


ARQUITETURA     POR REDAÇÃO - 12/09/2011

Cada vez mais densa e concorrida, Londres é uma cidade onde ninguém desperdiça espaço. Nenhum espaço.
Prova disso é esta cobertura idealizada por Tonkin Liu e Richard Rogers para uma família de seis pessoas, chamada de Roof Garden Apartment, o “apartamento no jardim do telhado”. Aqui, paisagismo e tecnologia de ponta aplicada à arquitetura formam uma belíssima parceria.
Os proprietários levaram seis anos desde que pediram autorização para construir a cobertura até se mudaram para a caixa de vidro e aço, onde a vegetação tem um papel de destaque. Além de criar um espaço onde seus filhos pudessem crescer com mais liberdade, eles pensavam em trazer mais verde para o bairro de Shoreditch.
Inteiramente montado com estrutura metálica branca sobre um edifício vitoriano, o volume de dois andares acaba por se transformar em um jardim vertical, com plantas que sobem pelas colunas e seguem pelas vigas. O resultado é uma vegetação – de trepadeiras a pequenas árvores frutíferas – que pode ser vista da rua e até mesmo de longe, perdida no skyline cinzento da capital inglesa.
Chega-se ao imóvel a partir de uma passarela que começa em um edifício vizinho e termina na cobertura da estrutura de metal. Ela reúne um imenso deque e espaço para as células fotovoltaicas que garantem parte da energia consumida pelos moradores.
O andar intermediário abriga cinco dormitórios de tamanhos idênticos, além de dois banheiros e um quarto de brincar. No pavimento inferior, além de cozinha e salas de jantar e estar, estão um escritório e a suíte máster.
No verão, o vigor das folhas evita que o apartamento esquente ou se ilumine em excesso. No inverno, por outro lado, as plantas secas garantem a entrada do calor e da luz necessários. Parte da cobertura conta com domos por onde passa a luz que ilumina os banheiros do andar do meio. FABIO DE PAULA)
(Clique em qualquer uma das imagens para vê-las ampliadas em galeria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário