sábado, 22 de junho de 2013

Dilma faz discurso burocrático, inconsistente e frio na TV. Retorica presidencial não esvaziará os protestos.

Jornalista Polibio Braga

O Jornal Nacional, Rede Globo, chegou a interromper a transmissão da noite desta sexta-feira para um pronunciamento de 10 minutos da presidente Dilma Roussef.

. Até o final da tarde, ela vacilou diante da proposta de ocupar uma rede nacional, mas por fim cedeu.

. Vestida com blazer amarelo, portanto dispensando a cor vermelha que mais usa, Dilma Roussef trabalhou em cima de três linhas diferentes de discurso:

Ouvindo a voz das ruas - A presidente repetiu ao final do pronunciamento que ouve a voz das ruas, leva tudo em conta e por isto.

1)  Proporá mudanças imediatas:
- Importará milhares de médicos para melhorar a saúde.
- Usará todos os novos royalties do petróleo, do pré-sal, da parte federal, para a educação.
- Insistirá com a propsta de eforma política para aumentar a participação popular e implementar sistemas de controle da população sobre as atividades dos políticos, mediante severa transparência.
- Implementará um Plano Nacional de Mobilidade Urbana.

2) Garantirá as manifestações pacíficas, mas usará de toda a força da lei para impedir o vandalismo e a violência, protegendo as vidas e os patrimônios públicos e privados.

3) Manterá a Copa 2014. Dilma Roussef disse que não deu dinheiro a fundo perdido para os estádios, mas apenas empréstimos que retornarão ao setor público.

. Dilma Roussef avisou que na semana que vem reunirá governadores, prefeitos e chefes dos demais Poderes para desenhar e implementar imediatamente as mudanças.

. O discurso da presidente mexeu com os pontos centrais da pauta que domina as manifestações, portanto também as que vão além do que estavam propondo os grupos mais extremistas da esquerda, inclusive PT, PSOL e PSTU, como são os casos de melhorias nas áreas de educação, saúde, transporte e segurança.


- Nada do que Dilma Roussef falou na TV será capaz de reduzir o exaltado ânimo dos manifestantes, que voltaram às ruas nesta sexta-feira. Sua fala foi monocórdica, burocrática, sem emoção e com conteúdo retórico insuficiente, porque não foi capaz de anunciar decisões dramáticos para efeito imediato, capazes de esvaziar a tensão que permanece nas ruas. Isto significa que ela terá que voltar às telinhas de TV para fazer isto, porque os protestos não pararão apenas em função de um discurso inconsistente como o desta noite. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário