terça-feira, 14 de maio de 2013

Financiamento com uso do imóvel é alternativa para viabilizar crédito a pequenos construtores




Conglomerado Financeiro Barigüi disponibiliza recursos, que são utilizados para pagamento de materiais e mão de obra
Enquanto os grandes construtores têm fôlego financeiro suficiente para alavancar várias obras ao mesmo tempo, os construtores de pequeno porte realizam uma obra por vez e estão encontrando no crédito com uso do imóvel a alternativa para viabilizar empreendimentos.
Esse é o caso do empresário Davi Maciel de Oliveira, dono da De Oliveira Construtora Ltda, que financiou cerca de R$ 500 mil junto ao Conglomerado Financeiro Barigüi, dando o imóvel como garantia. Ele usou os recursos para construir quatro sobrados com aproximadamente 60 metros quadrados na região do Jardim das Américas. “O dinheiro ajuda muito na compra de materiais à vista e no pagamento de mão de obra, porque dificilmente o construtor tem dinheiro durante a obra”, assinala ele.
Carência de seis meses para iniciar pagamento
Com perspectiva de vender cada sobrado a R$ 400 mil, Oliveira só vai começar a pagar o empréstimo depois de seis meses de carência, o que ajuda a acelerar a finalização do empreendimento. “Os juros do crédito imobiliário são compatíveis com o mercado, mas o mais importante é a redução da burocracia. Consigo conversar com profissionais que decidem e isso agilizou todo processo para tomar o empréstimo”, avalia o empreendedor.
Primeira empresa do Paraná a atuar com crédito imobiliário com garantida do imóvel, o Conglomerado Financeiro Barigüi traz como vantagem o prazo de até cinco anos e juros a partir de 1,49% ao mês, taxa menor se comparado a outras modalidades existentes no mercado, como Cartão de Crédito (9,37%), Cheque Especial (7,72%) e juros médios do Comércio (4,00%) – segundo pesquisa da ANEFAC (Associação Nacional dos Executivos de Finanças). Esta linha de crédito ainda é desconhecida, atualmente na empresa cerca de 16% dos clientes buscam o crédito imobiliário para construção ou reformas.

Passo a passo
Para obter o crédito, o pequeno construtor passa por um processo que inclui avaliação do perfil do cliente para a melhor opção de linha de crédito, uma vez que não é vantagem nem objetivo da instituição financeira ficar com o imóvel. Após alienação do imóvel a Barigüi, o crédito é liberado ao cliente no limite de 50% do valor do imóvel. Outro pré-requisito é comprometer a renda do cliente em até 30% de forma que ele tenha capacidade de pagamento e não apenas entre em outra dívida. O imóvel pode ser o próprio terreno a ser construído, sendo que após a conclusão da obra é possível a averbação da obra e o prazo pode chegar aos dez anos.

Evolução do Mercado
De acordo com o diretor geral do Conglomerado Financeiro Barigüi, Rodrigo Pinheiro, o Brasil de hoje é a Espanha de 1985, com o crédito imobiliário baixo em relação ao total do crédito (cerca de 10%) e juros elevados. Com o crescimento do crédito imobiliário, os juros caem, o prazo alonga e consequentemente o comprometimento da renda reduz significativamente. Com cerca de 8% das residências brasileiras alienadas, ele acredita na expansão dessa modalidade. Nos mercados desenvolvidos, o crédito imobiliário representa cerca de 55% do PIB, enquanto no Brasil chega a 6,5%.
Sobre o Conglomerado Financeiro Barigüi:
O Conglomerado Financeiro Barigüi foi fundado em 1995 e pertence ao Grupo Barigüi. Foi criado inicialmente para dar suporte de crédito a 47 unidades de negócio do Grupo. Atualmente, o Conglomerado Financeiro Barigüi funciona sob a marca Barigüi Crédito Inteligente e é formado pela Barigüi Financeira e pela Barigüi Companhia Hipotecária, atuando com Crédito Imobiliário, Crédito Consignado, CDC lojista e Investimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário